Mundo

Terremoto mata 95 pessoas e deixa 130 feridos no Tibete

A emissora estatal CCTV informou que cerca de mil residências foram danificadas e que, nas três horas seguintes ao terremoto, cerca de 50 tremores secundários foram registrados

Por Da Redação

Terremoto mata 95 pessoas e deixa 130 feridos no TibeteCerca de 1,5 mil bombeiros foram enviados para procurar vítimas nos escombros do terremoto. | Foto: Xinhua

Um forte terremoto atingiu o Tibete na manhã desta terça-feira (7), horário local, deixando pelo menos 95 mortos, de acordo com a agência de notícias Associated Press (AP). O tremor e os abalos secundários foram sentidos na região ocidental da China, onde fica o Tibete, e também no Nepal, do outro lado da fronteira.


A agência oficial Xinhua informou que outras 130 pessoas ficaram feridas. Cerca de 1,5 mil bombeiros e trabalhadores de resgate foram enviados para procurar vítimas nos escombros, segundo o Ministério da Gestão de Emergências. Os números de mortos e feridos continuam sendo atualizados conforme o progresso das operações de resgate.


O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto teve magnitude de 7,1 e foi relativamente raso, com uma profundidade de cerca de 10 quilômetros. A China registrou magnitude de 6,8. O epicentro do terremoto foi localizado a cerca de 75 quilômetros ao norte do Monte Everest, na fronteira entre a China e o Nepal. A área é sismicamente ativa devido ao encontro das placas tectônicas da Índia e da Eurásia, o que causa elevações significativas nas montanhas do Himalaia, podendo até alterar a altura dos picos mais altos do mundo.


O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto teve magnitude de 7,1 e foi relativamente raso, com uma profundidade de cerca de 10 quilômetros. | Foto: Google


A emissora estatal CCTV informou que cerca de mil residências foram danificadas e que, nas três horas seguintes ao terremoto, cerca de 50 tremores secundários foram registrados. A altitude média na área ao redor do epicentro é de cerca de 4.200 metros, conforme o Centro de Redes de Terremotos da China.


O epicentro fica a aproximadamente 380 quilômetros de Lhasa, capital do Tibete, e cerca de 23 quilômetros de Shigatse, a segunda maior cidade da região. Algumas comunidades localizadas a menos de 5 quilômetros do epicentro também foram afetadas. A cidade de Kathmandu, no Nepal, que está a cerca de 230 quilômetros do epicentro, também sentiu o tremor, com moradores correndo para as ruas.


Costa da Califórnia é atingida por terremoto de magnitude 7


O USGS destacou que, ao longo do último século, ocorreram 10 terremotos com magnitude superior a 6 na região onde o tremor desta terça-feira ocorreu.


Kathmandu, maior cidade do Nepal e com mais de 2 milhões de habitantes, foi acordada pelo forte tremor, mas, até o momento, não há informações sobre danos ou vítimas.


Em 2015, um terremoto de magnitude 7,8 deslocou o Monte Everest em três centímetros para o sudoeste. Naquela ocasião, dois grandes tremores causaram a morte de mais de 8,7 mil pessoas no Nepal, incluindo 18 alpinistas no Everest, sendo o pior desastre sísmico da região desde a década de 1930. Kathmandu foi uma das áreas mais afetadas.


LEIA MAIS: Terremoto de magnitude 5,3 atinge a África do Sul


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.