Google emite alerta falso de terremotos; sistema foi desativado
Google emitiu o alerta de terremoto apenas para usuários do sistema Android
Por Da Redação.
Os usuários do sistema Android em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira (14) por um alerta de terremoto enviado pelo Google, indicando uma magnitude entre 4,2 e 5,5 na escala Richter. No entanto, o alerta se mostrou um equívoco, e o Google desativou rapidamente o sistema.

Foto: Google emite alerta falso de terremoto. Foto: reprodução | X
As primeiras notificações foram recebidas por moradores de Ubatuba, no litoral paulista, mas logo se espalharam para outros estados. O Google informou que, além de desativar o alerta, está investigando as causas do ocorrido.
"Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas", diz nota enviada ao IstoÉ.
Alerta terremoto
O alerta foi emitido pelo Sistema Android de Alertas de Terremoto, que utiliza os acelerômetros presentes nos celulares para detectar vibrações. Neste caso, o sistema interpretou incorretamente os dados coletados, identificando-os como um possível tremor e disparando a notificação.
Desenvolvido pelo Google desde 2020, o Sistema Android de Alertas de Terremoto é uma tecnologia que aproveita os sensores de movimento dos smartphones Android para monitorar atividades sísmicas. Apesar da eficácia em situações reais, o Google reforça que a funcionalidade não tem o intuito de substituir sistemas oficiais de alerta.
Defesa Civil
As defesas civis de São Paulo e do Rio de Janeiro emitiram comunicados esclarecendo que não houve registro de qualquer atividade sísmica nas regiões. O incidente serviu como um alerta sobre a importância de aprimorar a precisão dessas ferramentas, garantindo que notificações futuras sejam mais confiáveis e evitem sustos desnecessários à população.

Alerta foi emitido apenas para usuários de Android.Foto: Reprodução | X
LEIA MAIS: Caso Lucas Terra: STJ concede habeas corpus a pastores condenados em 2023
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).