Terremoto de magnitude 7,7 derruba prédios na Tailândia e Mianmar; vídeos

O terremoto desta sexta-feira é um dos mais fortes registrados no país nos últimos anos

Por Da Redação.

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28), causando danos significativos a edifícios e estradas. Os tremores foram sentidos também na Tailândia, onde prédios desabaram, e, em menor intensidade, em algumas regiões da Índia e da China. Até o momento, não há estimativas de mortos ou feridos.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor foi localizado a 16 quilômetros a noroeste da cidade de Sagaingue, a uma profundidade de 10 quilômetros, e ocorreu por volta das 12h50, horário local.

Foto: Redes Sociais/X

Em Aungban, cidade localizada no interior de Mianmar, um hotel desabou, deixando muitas pessoas presas, conforme relataram equipes de resgate nas mídias sociais. Em Naipidau, a capital do país, o terremoto causou danos a santuários religiosos e a algumas casas. Em Mandalai, a segunda maior cidade de Mianmar, parte do antigo palácio real e alguns edifícios foram destruídos. Em Sagaingue, uma ponte de 90 anos desabou.

Na Tailândia, o tremor também foi sentido em diversas cidades, com a evacuação temporária de prédios residenciais e comerciais em Bangcoc, a mais de 600 quilômetros do epicentro. As linhas de metrô e trem foram suspensas.

A emissora pública tailandesa PBS informou sobre o desabamento de um prédio em construção na capital. Cerca de 50 pessoas estavam no local. Sete delas conseguiram escapar, enquanto as outras ficaram presas. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento do desabamento de um edifício de vários andares em construção e o pânico das pessoas nas proximidades.

Foto: Redes Sociais/X

A população de Bangcoc, que conta com mais de 17 milhões de habitantes, foi orientada a evacuar os prédios e a permanecer ao ar livre caso ocorram novos tremores. 

Mianmar está situada em uma zona de alta atividade tectônica devido à pressão entre a placa do subcontinente indiano ao sul e a placa eurasiática ao norte. O terremoto desta sexta-feira é um dos mais fortes registrados no país nos últimos anos. Em agosto de 2016, um sismo de magnitude 6,8 atingiu a região.

Bell Marques na Tailândia

O cantor Bell Marques usou as redes sociais para tranquilizar os fãs após o terremoto que atingiu Mianmar e foi sentido na Tailândia, onde o artista está de férias com a família. 

"Estamos bem, gente! Recebendo muitas mensagens sobre o terremoto em Bangkok, mas, aqui, graças a Deus, não sentimos nenhum tremor!", escreveu o cantor no Instagram.

O cantor está no país asiático desde a última semana, acompanhado da esposa, Aninha Marques, dos filhos Rafa e Pipo, e das noras, Pati Guerra e Mari Gonzalez. Pati Guerra também comentou o ocorrido e afirmou: "Não sentimos nada".

Foto: Instagram

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.