Israel ataca prisão, seis aeroportos e instalação nuclear no Irã
O conflito entre Irã e Israel chegou ao 11º dia nesta segunda-feira (23), com uma intensificação dos ataques israelenses
Por Bruna Castelo Branco.
O conflito entre Irã e Israel chegou ao 11º dia nesta segunda-feira (23), com uma intensificação dos ataques israelenses em território iraniano. Segundo fontes das Forças de Defesa de Israel (FDI), os alvos mais recentes incluíram a prisão de Evin, seis aeroportos, a instalação nuclear de Fordow e supostos centros de comando militares em Teerã, como a sede do Basij e o Corpo de Alborz.
“As Forças de Defesa de Israel continuam o esforço contínuo para degradar a capacidade militar do regime iraniano e persistirão em seus esforços para garantir a segurança do Estado de Israel”, afirmaram fontes israelenses.
+ Irã x Israel: o Brasil pode ser atingido se os países usarem bombas atômicas?
+ Líder Supremo do Irã promete punição a Israel após ataques: 'Grande erro'
O Judiciário do Irã confirmou o ataque à prisão de Evin, mas informou que a situação na penitenciária está sob controle.
Em resposta, o Irã lançou nesta segunda-feira sua 21ª onda de ataques contra Israel desde o início da guerra. Sirenes de alerta soaram em diversas cidades israelenses. Segundo o jornal iraniano Tehran Times, a ofensiva mais recente ampliou a área de alcance, atingindo regiões como o norte de Haifa, Haifa, Tel Aviv, Ascalão, Acre, Asdode, Safed, Laquis e Beit She'na.
“Ao contrário de operações anteriores, que se concentraram principalmente em Tel Aviv e Haifa, a última onda ampliou seu alcance, atingindo diversas áreas estratégicas nos territórios ocupados", informou a publicação.
+ Após suspensão, aeroporto de Israel libera voos com controle rígido
+ Brasil x Israel: Lula vive impasse sobre sanção do Dia da Amizade entre países
Os ataques ocorrem em meio a tentativas de Israel de interceptar mísseis e drones lançados pelo Irã. O cenário segue tenso após os Estados Unidos bombardearem três instalações nucleares iranianas, o que levou Teerã a prometer retaliações a Washington. O governo iraniano também avalia a possibilidade de fechar o Estreito de Ormuz, uma rota estratégica por onde transita cerca de 20% do petróleo mundial.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).