Conheça brasileiro que integra organização do funeral do papa e do conclave
Dom Ilson, de 66 anos, natural de Sertãozinho, interior de São Paulo, foi designado vice-camerlengo do Vaticano pelo Papa Francisco em maio de 2020
Por Da Redação.
O arcebispo brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari, integrante do alto escalão administrativo da Igreja Católica, é um dos encarregados de organizar o funeral do papa Francisco, bem como o conclave, evento que irá determinar o próximo papa.
+ Conclave: entenda como funciona a escolha de um novo papa
Dom Ilson, de 66 anos, natural de Sertãozinho, interior de São Paulo, foi designado vice-camerlengo do Vaticano pelo Papa Francisco em maio de 2020.
+ 'O que se passa num Conclave é ação de Deus', diz Dom Sérgio da Rocha
A posição é uma das mais elevadas na estrutura administrativa da Igreja, sendo compartilhada com o cardeal irlandês-americano e o camelengo Kevin Farrell.
+ Conclave: morte do Papa reacende interesse por filme; veja semelhanças
De acordo com a Santa Sé, o vice-camerlengo ajuda o camerlengo em suas atribuições, que englobam a confirmação oficial do falecimento do papa, além da guarda e gestão dos bens permanentes da Santa Sé durante o período de sede vacante (período entre o falecimento do papa e a escolha de um sucessor).
Ilson de Jesus Montanari foi registrado em 18 de julho de 1959 na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo.
Aos 30 anos, ingressou pela primeira vez na Igreja e recebeu a ordenação sacerdotal na Arquidiocese de Ribeirão Preto, em São Paulo, cidade onde fez seus estudos de direito, economia e filosofia. Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, quatro anos antes.
Em outubro de 2013, mais de vinte anos depois, foi designado pelo papa Francisco como secretário do Dicastério para os Bispos, uma instituição encarregada de apoiar o papa na designação de novos bispos e na formação de novas dioceses.
LEIA MAIS: Rito de fechamento do caixão do Papa Francisco acontece nesta sexta
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).