Com anemia, Papa Francisco está em situação crítica, diz Vaticano
Além da pneumonia, ele enfrenta "insuficiência renal inicial leve e precoce", que está sob controle
Por Bruna Castelo Branco.
O Vaticano atualizou, nesta segunda-feira (24), o estado de saúde do Papa Francisco, diagnosticado com pneumonia bilateral, que afeta os dois pulmões. Em comunicado, a Santa Sé informou que o pontífice teve uma noite tranquila e está descansando.
"A noite correu bem; o Papa dormiu e está descansando", informou a Santa Sé, destacando que Francisco não apresentou novas crises respiratórias desde o sábado (22).
No entanto, o quadro clínico do Papa segue crítico. Além da pneumonia, ele enfrenta "insuficiência renal inicial leve e precoce", que está sob controle. Francisco também necessitou de transfusões de sangue devido a uma baixa contagem de plaquetas, associada à anemia.
Internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, o pontífice inicialmente foi diagnosticado com bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na terça-feira (20), uma tomografia revelou a pneumonia bilateral.
Ainda não há previsão de alta. A Santa Sé informou que a internação continuará "pelo tempo necessário" para garantir a segurança do retorno do Papa ao seu lar. Os médicos estão especialmente preocupados com o risco de os germes respiratórios entrarem na corrente sanguínea, o que poderia causar sepse.
Esta é a quarta hospitalização do Papa Francisco em quatro anos. A primeira ocorreu em julho de 2021, quando ele foi submetido a uma cirurgia devido a uma diverticulite. Em março de 2023, ele foi hospitalizado por bronquite infecciosa e, em junho do mesmo ano, devido a risco de obstrução intestinal.
Apesar do quadro delicado, a Santa Sé relatou que Francisco mantém bom humor e tem cumprido a agenda no hospital. No domingo (23), o Papa participou da missa de dentro do quarto, acompanhado por médicos e enfermeiros.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).