Após diminuição de casos do novo coronavírus, Espanha libera uso de máscara ao ar livre a partir de 26 de junho
Com infecções diminuindo e quase metade da população tendo recebido uma dose de vacina, as autoridades aceitaram o alívio de algumas medidas e restrições.
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou nesta sexta-feira (18/6) que o uso da máscara deixará de ser obrigatório ao ar livre a partir do próximo sábado (26), em todo país, diante da melhora da situação sanitária pela pandemia da Covid-19. "Este será o último fim de semana com máscaras ao ar livre, porque no próximo 26 de junho não precisaremos mais da máscara em espaços públicos", declarou Sánchez, em um evento em Barcelona.
O uso de máscara tem sido uma exigência legal dentro e fora de locais na maior parte da Espanha, independentemente do distanciamento social. A obrigatoriedade começou em maio de 2020, logo depois da primeira onda da Covid-19, sob pena de multa.
No entanto, com as infecções diminuindo e quase metade da população tendo recebido uma dose de vacina – incluindo mais de 90% das pessoas com mais de 50 anos – algumas autoridades regionais têm solicitado o afrouxamento da regra.
De acordo com a CNN, a taxa de infecção na Espanha nos 14 dias anteriores caiu para 96,6 casos por 100 mil pessoas nesta quinta-feira (17), abaixo dos 150 casos do mês anterior, enquanto a pressão sobre o sistema de saúde diminuiu significativamente desde o início do ano.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.