AO VIVO Últimas Notícias
20/05/2024 08h22 | Atualizado em 20/05/2024 08h22

Confirmada a morte do presidente do Irã em queda de helicóptero

Relatos da mídia local apontaram para pouso forçado devido às más condições climáticas. A causa oficial do acidente, no entanto, ainda não foi informada.

Confirmada a morte do presidente do Irã em queda de helicóptero Foto: reprodução/wikipedia
SBT News

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, decretou cinco dias de luto oficial, após confirmação da morte do presidente Ebrahim Raisi. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20/5), depois da nomeação do primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, como presidente interino do país. Uma nova eleição presidencial deverá ser organizada em até 50 dias pelo governo.

“Anuncio cinco dias de luto público e ofereço minhas condolências ao querido povo do Irã. Mokhber administrará o Poder Executivo e é obrigado a combinar com os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário a eleição de um novo presidente”, disse Khamenei.

Raisi viajava de helicópteros na província do Azerbaijão Oriental na tarde de domingo (19/5), quando o piloto precisou fazer um pouso forçado em uma região de difícil acesso, com montanhas, florestas e intensa neblina. As operações de busca levaram à localização da aeronave e do local do acidente, confirmando a morte do presidente iraniano.

Além de Raisi, o helicóptero transportava o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem e o major-general Seyed Mehdi Mousavi, chefe da equipe de segurança. Um piloto, um copiloto e um técnico também estavam a bordo.

Relatos da mídia local apontaram para pouso forçado devido às más condições climáticas. A causa oficial do acidente, no entanto, ainda não foi informada.

LEIA MAIS: Ações da PM são intensificadas na Bahia em nova fase da Operação Força Total

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!