Imigrantes viajam 11 dias agarrados em leme de navio com destino à Espanha
Grupo era da Nigéria e foi descoberto quando o barco atracou nas Ilhas Canárias
Três nigerianos conseguiram viajar onze dias escondidos no leme de um cargueiro para chegar às Ilhas Canárias, na Espanha. O momento em que eles foram encontrados, na segunda-feira (28/11), foi compartilhado pela Sociedade de Segurança e Resgate Marítimo do país e mostra os perigos da viagem clandestina.
Sentados no topo do leme, com os pés pendurados a apenas alguns centímetros da água e pouca roupa que protegesse a pele do sol, o grupo não teve acesso aos alimentos do navio. Segundo o SBT News, eles viajaram 4.600 quilômetros de Lagos, na Nigéria, até chegar ao porto de Las Palmas.
Os três precisaram ser transferidos para um hospital da ilha, pois apresentavam sinais de desidratação e hipotermia. Um deles permanece internado. Quando tiverem alta, segundo a delegação do governo espanhol nas ilhas, os três serão enviados de volta ao país de origem.
De acordo com a Associated Press, o percurso feito por eles é bastante utilizado por migrantes e refugiados do norte e oeste da África, que chegam às Ilhas Canárias todos os anos. A maioria faz a perigosa travessia do Atlântico em barcos lotados depois de partir da costa do Marrocos, do Saara Ocidental, da Mauritânia e até do Senegal.
Somente neste ano, mais de 11.600 pessoas chegaram às ilhas espanholas de barco, segundo dados divulgados pelo Ministério do Interior da Espanha.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!