Rishi Sunak será o novo primeiro-ministro do Reino Unido, após sua única adversária, Penny Mordaunt, anunciar que desistiu da disputa. A notícia foi publicada, nesta segunda-feira (24/10), pelo Uol.
Ele será a terceira pessoa a assumir o cargo em menos de dois meses, e terá como principal tarefa a recuperação da estabilidade econômica e política do país.
"Essa decisão é histórica e mostra o talento e diversidade do nosso partido. Rishi tem todo o meu apoio", escreveu Penny Mordaunt nas redes sociais, após não conseguir o número de apoios necessários dentro do Partido Conservador para garantir a indicação.
Ainda de acordo com a publicação, Sunak, de 42 anos, vai herdar o cargo de Liz Truss, que ocupou a posição por menos de 45 dias e renunciou após um pacote fiscal controverso causar agitação nos mercados. Ele nasceu no Reino Unido, mas é filho de imigrantes indianos, e será a primeira pessoa que não é branca a assumir a chefia do governo britânico.
De acordo com o jornal The Guardian, o rei Charles 3° está a caminho de Londres, e pode aceitar a renúncia de Liz Truss e nomear Rishi Sunak ainda hoje.
Multimilionário e ex-executivo do setor bancário, o novo premiê deve anunciar cortes de gastos para tentar reconstruir a reputação fiscal do Reino Unido, que escorrega para uma recessão, puxada pela disparada dos preços da energia e dos alimentos.
LEIA MAIS: Após atirar contra policiais federais, Roberto Jefferson está preso em Benfica
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!
Fonte: Da redação