Lula nomeia Frederico Siqueira como ministro das Comunicações
Até então, o novo ministro Frederico Siqueira presidia a Telebras, estatal vinculada à pasta
Por Da Redação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou e empossou, nesta quinta-feira (24), o engenheiro Frederico Siqueira como novo ministro das Comunicações. Até então, Siqueira presidia a Telebras, estatal vinculada à pasta.
A indicação partiu do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), segundo informou o Palácio do Planalto.
+ TCU afasta responsabilidade de Rui Costa no caso dos respiradores
+ Silas Malafaia critica Moraes após intimação a Bolsonaro: 'Desgraçado'
O cargo estava vago desde 8 de abril, quando o então titular da pasta, Juscelino Filho (União-MA), foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por supostas irregularidades no uso de emendas parlamentares.
Inicialmente, o União Brasil havia sugerido o nome do deputado Pedro Lucas (MA), líder da legenda na Câmara. Ele chegou a se reunir com Lula e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, no Palácio da Alvorada, e foi anunciado como futuro ministro.
No entanto, na terça-feira (22), Pedro Lucas declinou do convite. “Agradeço a confiança do presidente Lula e do meu partido, mas, neste momento, optei por não assumir o Ministério das Comunicações”, afirmou em nota. “Peço desculpas ao presidente Lula pela decisão”.
A recusa ocorreu em meio a disputas internas no União Brasil. Aliados de Pedro Lucas e do presidente do partido, Antônio Rueda, temiam perda de influência na bancada da Câmara.
Na quarta-feira (23), Lula se reuniu no Palácio do Planalto com Davi Alcolumbre, Juscelino Filho, Pedro Lucas e Gleisi Hoffmann para discutir o futuro da pasta. Na ocasião, o nome de Frederico Siqueira foi apresentado ao presidente.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).