Mundo

Nasa extrai oxigênio respirável da atmosfera de Marte pela primeira vez

Embora seja pouco, essa é a a primeira extração experimental de um recurso natural do meio ambiente de outro planeta para uso direto de humanos

Por Da Redação

Nasa extrai oxigênio respirável da atmosfera de Marte pela primeira vezNASA / JPL-Caltech

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) realizou um novo feito extraterrestre inédito em sua missão mais recente a Marte: converter o dióxido de carbono da atmosfera em oxigênio puro e respirável. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (21/4).


Segundo o Estadão, um dispositivo experimental a bordo do Perseverance, jipe científico que pousou no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro depois de uma viagem de sete meses, coletou o oxigênio rarefeito na atmosfera. Em sua primeira ativação, o instrumento do tamanho de uma torradeira batizado de Moxie (sigla para Experimento de Utilização de Recurso de Oxigênio Marciano In-Situ, em inglês), produziu cerca de cinco gramas de oxigênio, o equivalente a cerca de 10 minutos de ar respirável para um astronauta, disse a Nasa.


Embora seja pouco, essa é a a primeira extração experimental de um recurso natural do meio ambiente de outro planeta para uso direto de humanos. A diretora de demonstrações tecnológicas do Diretório de Missão de Tecnologia Espacial da Nasa, Trudy Kortes, disse em um comunicado que o moxie vai ajudar missões futuras a "viverem dos frutos da terra" de outro planeta.


O instrumento funciona por eletrólise, que usa o calor extremo para separar átomos de oxigênio de moléculas de dióxido de carbono, que representa cerca de 95% da atmosfera marciana. Os outros 5% consistem principalmente de nitrogênio molecular e argônio — o oxigênio só existe em Marte em quantidade ínfima.


Oxigênio em abundância é um fator considerado crítico para uma eventual exploração humana do planeta vermelho — tanto como fonte de ar respirável para os astronautas quanto para ajudar no lançamento do foguete de volta para a Terra. De acordo com a Nasa, tirar quatro astronautas da superfície marciana consumiria cerca de 7 toneladas métricas de combustível de foguete, combinadas com 5 toneladas métricas de oxigênio.


Transportar uma máquina de conversão de oxigênio de uma tonelada para Marte é mais prático do que tentar transportar 25 toneladas de oxigênio em tanques da Terra. O Moxie foi projetado para gerar até 10 gramas por hora e os cientistas planejam operar a máquina pelo menos mais nove vezes nos próximos dois anos em diferentes condições e velocidades, disse a Nasa.


LEIA MAIS: Ela superou a execução da irmã, além das mortes do pai e da mãe: a história da jovem que é responsável por quatro "menores"


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.