Salvador será cidade-piloto em projeto internacional; entenda

Salvador foi escolhida como cidade-piloto em um projeto internacional que tem o objetivo de reduzir vulnerabilidades urbanas; Entenda

Por Laraelen Oliveira.

Salvador foi escolhida como cidade-piloto em um projeto internacional que busca transformar dados de risco em ações concretas para reduzir vulnerabilidades urbanas. A iniciativa está sendo liderada pela Resilient Cities Network e foi nomeada como “Dos Dados de Risco à Ação Resiliente: Priorizando Investimentos Urbanos com Impacto”. O financiamento está sendo feito pela fundação global de caridade dedicada a promover a segurança em diversas áreas, especialmente na engenharia e tecnologia, Lloyd’s Register Foundation, com o apoio técnico da consultoria internacional Arup. 

Mapeamento de áreas de risco em Salvador orientará ações prioritárias do projeto/Foto: Imagem de IA gerada pelo Adobe Firefly

Salvador foi selecionada pelo histórico da cidade na agenda climática e em ações de redução de riscos. Desde 2016, o município integra a rede global de Cidades Resilientes e, em 2019, lançou a própria Estratégia de Resiliência, fortalecendo o enfrentamento de choques e estresses urbanos. O projeto tem como foco utilizar os dados do World Risk Poll, uma das maiores pesquisas globais sobre percepção de riscos, para orientar políticas públicas e investimentos estratégicos em cidades mais seguras, justas e resilientes. 

Oficinas com comunidades vão ajudar a transformar dados em soluções reais durante o projeto/Foto: Bruno Concha 

“A crise climática é um desafio da nossa geração, e Salvador tem assumido o compromisso de enfrentá-la com seriedade e ação concreta. Ser escolhida para este projeto reforça nossa atuação na proteção dos ecossistemas urbanos, na valorização dos territórios mais vulneráveis e na construção de uma cidade mais justa, verde e resiliente”, afirmou o secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler.

Desenvolvimento do projeto 

O novo projeto, com duração prevista de 18 meses, terá como foco a análise de dados, a realização de oficinas participativas, o intercâmbio de experiências com outras cidades e o desenvolvimento de ferramentas práticas para apoiar a tomada de decisões no setor público.

Segundo o subsecretário da pasta, Walter Júnior, o reconhecimento internacional do projeto reforça o caminho adotado por Salvador em sua política de resiliência urbana. “A cidade vem acumulando conhecimento e inovação nessa área. Essa iniciativa nos permite aprofundar essa trajetória com uma abordagem prática e alinhada aos padrões internacionais, conectando Salvador às estratégias mais avançadas de enfrentamento dos riscos urbanos”, afirmou.

Equipe técnica une esforços locais e globais por uma Salvador mais resiliente/Foto: Imagem de IA gerada pelo Adobe Firefly

A Prefeitura de Salvador atuará em parceria com especialistas da Arup e da Resilient Cities Network para adaptar o processo com a realidade local e promover soluções voltadas especialmente aos territórios mais vulneráveis. Para o diretor de Resiliência da Secis, José Miguel Carneiro Pacheco, essa é uma oportunidade de consolidar uma nova geração de políticas públicas orientadas por dados e guiadas pela equidade. “Fazer parte dessa iniciativa coloca Salvador em destaque no cenário global de soluções para resiliência urbana. Temos grandes desafios, mas também uma estratégia clara e equipe qualificada para liderar investimentos públicos que integrem adaptação climática, redução de riscos e justiça social”, destacou.

A expectativa é que os resultados alcançados sirvam de inspiração para outras cidades brasileiras e latino-americanas, contribuindo para a construção de centros urbanos mais preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro. Além de Salvador, outras cidades da Resilient Cities Network participam do projeto, com o objetivo comum de fortalecer a segurança pública, reduzir desigualdades e promover resiliência diante das mudanças climáticas e dos desafios do século XXI.

Leia também: Terra treme e vibra chão de casas em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica

Leia também: Espécie invasora ameaça Baía de Todos-os-Santos; 5 toneladas removidas

Leia também: 27 baleias são observadas em um único dia no mar de Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.