Dia Mundial da Educação Ambiental: projeto em Salvador incentiva reciclagem
Iniciativa do programa 'Repense Reuse' se destaca nas práticas de educação ambiental em Salvador
Fonte: Da Redação
Para aproveitar o início do ano e engatar um 2025 com mais expectativa de vida e cuidado com o planeta, o Dia Mundial da Educação Ambiental chega neste domingo (26) para ser celebrado. Porém, mais do que um dia de comemoração, a data serve como um lembrete de que a conscientização e a ação em prol do meio ambiente precisam ser diárias.
Dia Mundial da Educação Ambiental é celebrado neste domingo.Foto: Freepik
Uma das iniciativas que ganham destaque em Salvador é o programa Repense Reuse, da organização Humana, que promove a conscientização ambiental e a inclusão social ao mesmo tempo. Com o objetivo de reduzir o desperdício de roupas e promover o reaproveitamento, o programa já reúne toneladas de peças doadas em toda a cidade e região metropolitana.
+ Expresso Salvador inicia venda de bilhetes na próxima segunda-feira
Mais de 160 contêineres estão espalhados por shoppings, praças públicas e grandes mercados, facilitando o acesso das pessoas para depositar doações. A praticidade desses pontos de coleta é um incentivo para quem deseja contribuir com a causa, ao mesmo tempo em que ajuda a conscientizar sobre a importância da reciclagem e da reutilização de itens que, muitas vezes, são descartados de forma inadequada.
Mais de 160 contêineres de doação estão espalhados por Salvador.Foto: Divulgação
Após a coleta, as roupas são encaminhadas para o Centro de Armazenamento e Triagem do Repense Reuse, onde passam por um processo de seleção. Peças em bom estado e com potencial de reutilização são destinadas às lojas da Humana, localizadas em Itapuã, Piedade e Uruguai, ou seguem para um processo de reutilização criativa. Nesse caso, costureiras e sapateiros transformam as roupas em novos produtos, como acessórios e outros itens.
Humana tem unidades em Itapuã, Piedade e Uruguai. Foto: Humana
Nas lojas, as peças são vendidas a preços acessíveis, oferecendo à população uma alternativa de vestuário de qualidade e sustentável. Além disso, a iniciativa vai além da economia circular: os recursos gerados com as vendas ajudam a financiar projetos sociais em comunidades em situação de vulnerabilidade.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se cursos de capacitação em corte e costura, confecção de acessórios, recuperação de áreas degradadas e assistência técnica a pequenos agricultores.
Roupas são vendidas a preços acessíveis nas lojas Humana.Foto: Humana
Leia Mais: Prouni oferece 18.742 bolsas em cursos de graduação na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp)