Geral

Polícia Federal prende três pessoas por esquema de crédito rural para financiar desmatamento

Esquema envolvia propina a servidores de secretarias de Meio Ambiente; seis foram afastados dos cargos

Por Da Redação

Polícia Federal prende três pessoas por esquema de crédito rural para financiar desmatamentoCréditos da foto: Divulgação Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quarta-feira (16/10), três mandados de prisão temporária, além de 17 de busca e apreensão, contra uma organização criminosa suspeita de cometer fraudes em processos de crédito rural e crimes ambientais, sobretudo na Amazônia.


O esquema envolvia a participação de, pelo menos, seis servidores públicos, que foram afastados dos cargos. A operação foi realizada no Pará, Mato Grosso e Goiás.


Os investigados tiveram ainda as contas bloqueadas e apreendidos aproximadamente R$ 100 milhões em bens, incluindo chácaras e fazendas.


Segundo as investigações, o esquema envolvia uma empresa de regularização fundiária que estaria envolvida na falsificação de documentos para solicitação de crédito rural. Com isso, os investigados conseguiam o financiamento para explorar em áreas onde o desmatamento é ilegal. Ao todo, foram aproximadamente 5 mil hectares de floresta queimados ou desmatados com o uso do crédito rural.


Para assegurar que o esquema daria certo, os integrantes da organização criminosa compravam com propina os servidores de secretarias de Meio Ambiente e de outros órgãos fundiários.


De acordo com a Polícia Federal, a empresa de regularização fundiária envolvida no esquema teve suas atividades interrompidas e está proibida de operar no mercado. Além disso, uma agência bancária que teria concedido crédito a áreas embargadas por órgãos ambientais também teve suas operações de financiamento rural suspensas.


Agora, as investigações seguem para apurar a possível utilização do crédito rural no financiamento de crimes ambientais na Amazônia. Outros suspeitos de participação no esquema estão na mira da PF, para comprovar essa ligação.


LEIA MAIS: Corpos de 5 homens e 2 mulheres são encontrados hoje (16) em Salvador e RMS


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebookTwitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.