Mesmo com flerte com PP, Bolsonaro intensifica conversas com PL de Valdemar Costa Neto

Bolsonaro tratou do assunto com o presidente do partido, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, histórico aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Por Da Redação.

Mesmo com flerte com PP, Bolsonaro intensifica conversas com PL de Valdemar Costa NetoIsac Nóbrega/PR

Mesmo com o flerte com o PP, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) intensificou as negociações com o PL, um dos pilares do chamado centrão. A informação é do jornal O Globo, nesta sexta-feira (22/10).

Segundo a publicação, Bolsonaro tratou do assunto com o presidente do partido, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, histórico aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

A matéria aponta que parte da cúpula do PL discutiu na última quarta-feira (20/10) a possibilidade.O encontro, ocorrido no apartamento do senador Wellington Fagundes (PL-MT), contou com a presença da deputada Bia Kicis (PSL-DF), nome de confiança do presidente.

Além dela e do anfitrião, estavam presentes Valdemar Costa Neto — condenado no mensalão, ele depois foi beneficiado com um indulto —, a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (DF), os senadores Jorginho Mello (PL-SC) e Carlos Portinho (PL-RJ), assim como o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM). 

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) confirma as conversas, mas reitera que o pai mantém diálogo com o PP, outro pilar do centrão, presidido pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. O filho do presidente diz que a chance da ida de Bolsonaro é "animadora".

Na avaliação de interlocutores do chefe do Executivo, o PL tem uma vantagem sobre o PP: o poder é centralizado por Valdemar da Costa Neto, enquanto a sigla de Ciro Nogueira tem nomes fortes ligados a Lula, como é o caso da Bahia.

No estado, os progressistas são aliados fortes do governo Rui Costa (PT). O governador chegou a falar que, caso Bolsonaro desembarque na sigla, seria uma “tragédia”, e afirmou que a aliança dom o partido ficaria difícil. A informação dada por Rui foi contraposta por Lula, que manifestou interesse em seguir com o apoio mesmo com a eventual ida do rival para o PP. 

Atualmente, a sigla ocupa espaços importantes no alto escalão do Estado, a exemplo da União dos Municípios da Bahia, presidida pelo prefeito de Jequié, Zé Cocá, e o segundo cargo mais poderoso do Palácio de Ondina: o vice-governo, ocupado por João Leão, que também é secretário de Planejamento (Seplan). 

Em território baiano, por outro lado, o PL migrou no ano passado da base de Rui para o arco de alianças do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), virtual candidato ao governo do estado no próximo ano. 

LEIA MAIS: Faroeste: STJ revoga prisão preventiva de Maturino, mas “quase-cônsul” segue preso; juiz Sérgio Humberto tem custódia mantida

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.