Interior

Em dois dias seguidos, PF cumpre mandados em Juazeiro; comércio e uso ilegal de agrotóxico é combatido nesta quarta

Apurou-se que, após serem contrabandeados, esses agroquímicos eram misturados artesanalmente com defensivos agrícolas de origem brasileira e, em seguida, reenvasados com embalagens nacionais reaproveitadas.

Por Da Redação

Em dois dias seguidos, PF cumpre mandados em Juazeiro; comércio e uso ilegal de agrotóxico é combatido nesta quartadivulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal em Juazeiro, norte da Bahia, deflagrou, nesta quarta-feira (14/7), a Operação Negócio da China II, com o propósito de combater o comércio e o uso de agrotóxicos importados ilegalmente da China e posteriormente falsificados por pessoas físicas e jurídicas brasileiras. 


As investigações se iniciaram em 2015, quando se identificou um grupo criminoso que promovia o contrabando de agrotóxicos de origem chinesa na forma líquida por intermédio de navios usados para a exportação de mangas.


Apurou-se que, após serem contrabandeados, esses agroquímicos eram misturados artesanalmente com defensivos agrícolas de origem brasileira e, em seguida, reenvasados com embalagens nacionais reaproveitadas, tudo isso com o fim de conferir aparência de licitude ao comércio dos produtos. 


Em junho de 2020, as investigações permitiram a apreensão de 1000L (mil litros) de um fito-regulador de crescimento bastante utilizado no cultivo de manga. O produto contrabandeado tinha saído de uma empresa química do interior de São Paulo e destinado a uma empresa de importação e exportação sediada em Petrina/PE.


O desenrolar da investigação permitiu identificar o modus operandi do grupo e foi fundamental para sua desarticulação.O grupo criminoso investigado era formado por pessoas físicas e jurídicas ligadas ao comércio de produtos voltados à fruticultura. 


Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, sendo 3 em Juazeiro/BA, 9 em Petrolina/PE e 2 em Jaboticabal/SP. Se comprovadas as suspeitas, os investigados responderão por contrabando e dois outros crimes ambientais, cujas penas, se somadas, podem chegar a 13 anos de reclusão.




SEGUNDO DIA EM JUAZEIRO


Ontem (13/7), a Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União, deflagrou a Operação Carga Viral, que investiga fraudes em procedimentos de dispensa de licitação realizados pelo município de Juazeiro, para a aquisição de insumos destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.


LEIA MAIS: Após internação por cirurgia, Papa Francisco recebe alta e volta ao Vaticano; tumor no intestino foi descartado


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.