Grupo suspeito de montar kit fraude do INSS é investigado pela PF

Operação da Polícia Federal apura esquema de kit fraude do INSS com uso de documentos falsos para obtenção de benefícios previdenciários

Por Ananda Costa.

Um grupo suspeito de montar kit fraude do INSS é investigado pela Polícia Federal, que cumpriu, nesta quinta-feira (18), mandados de busca e apreensão nas cidades de Ipecaetá e Salvador, na Bahia, no âmbito da Operação Mala Fides.

Suspeito de montar kit fraude do INSS. Foto: PF

De acordo com a investigação, os suspeitos atuariam na elaboração de processos com documentação fraudada para subsidiar requerimentos administrativos e ações judiciais previdenciárias. O material, conhecido como kit fraude do INSS, simulava de forma irregular a condição de segurado dos requerentes, permitindo a concessão indevida de benefícios, como aposentadoria por idade.

Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Ipecaetá e um em Salvador. As investigações seguem em andamento, e as condutas apuradas podem ser enquadradas no crime de estelionato majorado, previsto no artigo 171, parágrafo 3º, do Código Penal, além de outros delitos que venham a ser identificados.

Grupo suspeito de fraudes bancárias

Na última quinta-feira (11), a Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular um grupo suspeito de praticar fraudes bancárias com uso de biometria falsa, esquema que teria permitido movimentações indevidas e saques de alto valor em contas de clientes idosos da Caixa Econômica Federal.

A investigação teve início após a Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude (CEFRA), da Caixa Econômica Federal, identificar irregularidades no cadastramento de biometria facial e digital em contas de pessoas com mais de 100 anos.

Segundo a PF, as fraudes possibilitaram movimentações indevidas e prejuízos com potencial ofensivo superior a R$ 1 milhão apenas em contas de clientes na Bahia.

Outras operações na Bahia

Operação Exposed

Foto: PMBA

Uma operação conjunta do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) cumpriu, nesta quinta-feira (18), cinco mandados de busca e apreensão contra quatro policiais militares suspeitos de envolvimento em homicídio em Jequié, no sudoeste da Bahia.

Batizada de Operação Exposed, a ação é realizada de forma integrada pelos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do MPBA, além da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force) e da Corregedoria da Polícia Militar, vinculadas à SSP. Os policiais investigados são lotados no 19º Batalhão da Polícia Militar de Jequié.

LEIA MAIS: Polícia Militar realiza 12ª edição da Operação Força Total na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.