Justiça Eleitoral indefere candidatura de vereador em Itabuna por condenação por estupro de vulnerável
O candidato, filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), pretendia concorrer sob o nome "Tenente Médico Teobaldo"
Fonte: Matheus Caldas
A Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de um candidato a vereador de Itabuna, a 317 km de Salvador, na última terça-feira (10/9). A decisão foi tomada após pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), em função de uma condenação do candidato por estupro de vulnerável.
Conforme o Ministério Público da Bahia (MP-BA), o médico Antonio Teobaldo Magalhães Andrade foi condenado a 12 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Embora o órgão não tenha especificado a data da sentença, ressaltou que o crime configura motivo de inelegibilidade.
Teobaldo, filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), pretendia concorrer sob o nome "Tenente Médico Teobaldo". Aos 68 anos, ele não declarou nenhum bem à Justiça Eleitoral, conforme o portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (Divulgacand) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Esta não é a primeira vez que o candidato participa de uma disputa eleitoral. Em 2012, ele concorreu a uma vaga na Câmara Municipal de Itabuna pelo PP, mas terminou o pleito como suplente.
Em nota enviada ao Aratu On, o candidato disse que foi condenado sem provas, e afirmou que a denunciante é "uma doente mental (psicótica em uso de psicotrópicos)". Na sequência, ele acrescentou que a vítima nunca foi vista entrando no consultório dele, e escreveu: "Vamos dar risadas, pois fui acusado de estuprar uma fantasma!".
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).