AO VIVO Últimas Notícias
17/06/2024 09h20 | Atualizado em 17/06/2024 11h19

Capital do licor, Cachoeira tem São João marcado pela tradição centenária da produção da bebida

São João de Cachoeira terá atrações como Thiago Aquino, Gustavo Mioto, Aldemário Coelho, Lucy Alves, Matheus e Kauan, Raí Saia Rodada, Estakazero e Edson Gomes

Capital do licor, Cachoeira tem São João marcado pela tradição centenária da produção da bebida Foto: Redes Sociais/@arraiadoquiabooficial e @licorroquepintooficial
Da Redação

Se existe uma cidade que tem sabor, essa cidade é Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Se você for lá em qualquer época do ano, mas, especialmente, no São João, vai descobrir que, além das festas juninas, quadrilhas, músicas, restaurantes, pratos típicos e um povo muito acolhedor, o município é famoso por produzir os licores mais conhecidos e queridos da Bahia – e é por isso, aliás, que a bebida já foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal.

Uma das fábricas mais tradicionais é a do Licor Roque Pinto, que nasceu há mais de 100 anos, a partir de receitas passadas de geração em geração na família Pinto. Inicialmente, a bebida era distribuída como brinde para os clientes que frequentavam a “Casa de Líquidos Esperituais“, fundada pelo comerciante Francisco Pinto, que vendia charutos, fogos e vinagres em Cachoeira.

Mas, a marca começou a se tornar o que é hoje quando Roque Pinto, filho de Francisco, assumiu a gerência do estabelecimento e passou a se dedicar, exclusivamente, a fabricar licores. Atualmente, mesmo que a empresa já tenha alcançado destaque em todo o estado e o Licor Roque Pinto esteja nas mesas de milhares de festas juninas da Bahia, a fábrica continua sendo familiar: agora, quem administra esse tesouro de família é o neto de Francisco, Rose Pinto.

A marca cachoeirense que também está em todas as festas juninas da Bahia é a famosa Arraiá do Quiabo. Com sabores para todos os gostos, que vão desde o jenipapo, passas e tamarindo, até amendoim, chocolate e maracujá cremoso, a fábrica do Arraiá do Quiabo, que encanta tanta gente nas festas de São João, só podia mesmo ficar em uma região de Cachoeira que leva o seguinte nome: Lagoa Encantada.

Se você não estiver por lá, mas quiser experimentar essas iguarias tão cheias de Bahia, pode comprar os licores online, por meio do site Licor de Cachoeira. Tanto as garrafas do Licor Roque Pinto, quanto do Arraiá do Quiabo, custam R$ 34,99 cada.

Mas, se você planeja ir para a “capital do licor” para aproveitar o São João da cidade, também conhecido como “Feira do Porto”, confira, abaixo, a programação completa divulgada pela prefeitura. As festas acontecem entre 21 e 25 de junho, com atrações que vão se apresentar em dois palcos: o “Palco Maniçoba” e… o “Palco Licor”. Vai ter Thiago Aquino, Gustavo Mioto, Aldemário Coelho, Lucy Alves, Matheus e Kauan, Raí Saia Rodada, Estakazero, Edson Gomes e muito mais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE CACHOEIRA:

PALCO LICOR

22 de junho – sábado:

– Thiago Aquino
– Gustavo Mioto
– Theuzinho
– Samba de Roda Esmola Cantada
– Danton do Acordeon

23 de junho – domingo:

– Aldemário Coelho
– Cangaia de Jegue
– Symone Morena
– Riane Mascarenhas
– Fábio Aquino
– Samba de Roda Semente do Samba

24 de junho – segunda-feira:

– Lucy Alves
– Matheus e Kauan
– Cheiro Perfumado
– Estakazero
– Forró Calça Curta
– Targino Gondim

25 de junho – terça-feira:

– Nenho
– Raí Saia Rodada
– Edson Gomes
– Colher de Pau
– Sine Calmon

PALCO MANIÇOBA:

21 de junho – sexta-feira:

– Juninho Cachoeira
– Magninho
– Thier Sena
– Kauan Lima
– Letícia Brasil

22 de junho – sábado:

– Segura a Velha e Bumba Meu Boi
– Mestre Domingos
– Mc Jayne e Mc Marreta
– Forró Zarabumbeia
– Zefa de Zeca
– Yure Trintade
– Robson Mendes
– Sedução do Prazer

23 de junho – domingo:

– Samba de Roda Brilho do Sol
– Samba de Roda Filhos da Vitória
– Samba de Rodada Ponto Certo
– Black 7
– Natan Gomes
– Thiago Santos

24 de junho – segunda-feira:

– Oh Brabo na Voz
– Mundinho do Arrocha
– Rony Macedo
– Vanessa Aragão
– Allan Jacks e Só as Cabeças

25 de junho – terça-feira:

– Carlos Gode
– Zé Diau
– Sandro e Menezes
– Magno Mendes
– Helena Lídia
– Forró do Porto

Este projeto tem o patrocínio do Governo da Bahia, Bem Brasil e Esportes da Sorte.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).