AO VIVO Últimas Notícias
05/08/2021 18h10 | Atualizado em 05/08/2021 18h17

Operação desarticula facção criminosa que atuava no sul da Bahia; grupo movimentava tráfico de dentro do presídio

As investigações tiveram início em novembro de 2020 e constataram a ligação dos investigados com uma organização criminosa sediada em Eunápolis. 

Operação desarticula facção criminosa que atuava no sul da Bahia; grupo movimentava tráfico de dentro do presídio Foto: reprodução/Seap
Da Redação

A Operação Carranca, realizada nesta quinta-feira (5/8), cumpriu 16 mandados de prisão e 19 de busca, contra suspeitos de envolvimento em uma facção criminosa que atua nas regiões de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália. As investigações tiveram início em novembro de 2020 e constataram a ligação dos investigados com uma organização criminosa sediada em Eunápolis. 

De acordo com informações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), foi apurado que muitas das orientações e movimentações relacionadas ao tráfico de drogas da facção eram realizadas por criminosos já detidos no Conjunto Penal de Eunápolis (CPE).

Áudios de integrantes da facção coletados e analisados durante a investigação, juntamente com outras ações de inteligência, permitiram a identificação de parte da organização criminosa que, supostamente, atua no tráfico de drogas da região. As investigações apontam atuação da facção no município de Porto Seguro, onde exerceria o controle do tráfico de drogas em distritos como Vera Cruz e Vale Verde, tendo também atuação nos distritos de Trancoso e Caraíva e na cidade de Santa Cruz Cabrália.

A operação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), em conjunto com a 7ª Promotoria de Justiça de Porto Seguro, a operação contou ainda com participação da 23ª Coordenadoria Regional de Interior da Polícia Civil do Estada da Bahia (23ª Coorpin), da 7ª Companhia de Polícia Militar de Eunápolis, do 8º Batalhão de Polícia Militar de Porto Seguro, da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Mata Atlântica (Cipe Mata Atlântica) e da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (Cippa Porto Seguro).

LEIA MAIS: "Terroristas" que atiravam contra rivais e tinham submetralhadora são presos pela PM em Feira de Santana

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação