Tragédia em Recife; vídeos mostram ruas inundadas na capital e casas desmoronando no interior do estado, confira as imagens; "Isso nunca aconteceu antes"
Imagens, registradas por moradores da cidade de Recife, evidenciam a cidade cada vez mais debaixo d'água. Nas capturas, moradores são vistos empurrando seus veículos já impossibilitados de andar devido a entrada da água nos compartimentos internos. Um caminhão quebrado evidência o desastre, na filmagem um morador aponta. "a cidade virou toda um rio".
Em vídeos que circulam as redes sociais, ruas de recife aparecem alagas e casas no interior são vistas desmoronando devido a força das chuvas. Iniciadas na sexta-feira (27/5), as precipitações são classificadas como "nunca antes vistas" e devem se estender ainda por todo o fim de semana.
Imagens, registradas por moradores da cidade de Recife, evidenciam a capital cada vez mais debaixo d'água. Nas capturas, locais são vistos empurrando seus veículos já impossibilitados de andar, devido a entrada da água nos compartimentos internos. Um caminhão quebrado evidência o desastre e em determinado momento, o autor da filmagem aponta. "a cidade virou toda um rio". Outro registro, conseguido com exclusividade pela redação do Aratu On, mostra um bar completamente inundado. Segundo moradores da região, entrevistados pela nossa redação, o "Bar do Verinho" é famoso na capital e fica localizado no bairro de Jardim São Paulo.
CONFIRA IMAGENS
Vídeos mostram a forte ação das chuvas em Recife.
Em dois dias, já foi recebido 70% do esperado em mm para toda capital em todo mês de maio. pic.twitter.com/z6VLXbRD5H
— Aratu On (@aratuonline) May 28, 2022
Imagem exclusiva. "Bar do verinho", localizado no bairro de jardim São Paulo, em Recife, é visto completamente inundado após fortes chuvas. pic.twitter.com/sBqpgRVEKY
— Aratu On (@aratuonline) May 28, 2022
Segundo informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), entre a sexta-feira (27/5) e atualmente na tarde de sábado (28/5), já foram acumulados mais de 200mm de chuva no Recife, número considerado "altíssimo" em tão curto período de tempo.
Por meio de nota, a prefeitura do Recife informou que em alguns pontos da cidade, já foram registrados 236 mm de chuva, quase 70% do esperado para todo o mês. Ainda segundo a prefeitura, o esperado para maio era de 328 mm na cidade. Ao todo, a Defesa Civil de Recife informou que recebeu 198 chamados da população, entre pedidos de vistoria e colocação de lonas plásticas.
Em apenas dois dias de chuvas, três barreiras já deslizaram, confirmando cinco óbitos até o momento. Em entrevista concedida a redação do Aratu On, Carlos Eduardo Morais, morador da região de Jaboatão dos Guararapes, localizada a 17 km de Recife, afirmou. "Nunca vimos isso antes, obvio que já tivemos períodos de chuvas fortes, porém nada como esse. No meu condomínio, diversos carros estão sendo invadidos pela água. Por apenas três dedos, minha casa não foi tomada também. Estamos todos ilhados.", lamentou o rapaz. Jaboatão do Guararapes é uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no interior até o momento.
Em um vídeo, divulgado pelo blogue, "recifeordinario", a região de socorro, bairro da cidade de Carlos, presencia a ruptura de uma barreira de proteção. Casas foram destruídas com os deslizamentos e moradores ficaram assustados.
O interior de Recife segue desmoronando.
Registros feitos entre Sexta-feira (27/5) e este sábado (28/5) nas cidades de Jaboatão dos Guararape e Macaparana, mostram casas sendo destruídas após o rompimento de barreiras de proteção. pic.twitter.com/Qkgnolp3jz
— Aratu On (@aratuonline) May 28, 2022
Além de localidades como ruas, bares e avenidas, estabelecimentos e pontos da cidade também ficaram alagados. Foi o caso do Shopping Recife, que além do alerta e solicitação da prefeitura, emitido para o fechamento dos estabelecimentos, foi invadido pelo grande acumulo de água. Somado a isso, o metrô também foi afetado. Em vídeo, conseguido pela nossa equipe, a estação situada em coqueiral, bairro de Jaboatão dos Guararapes, aparece completamente inundada e a circulação dos trens segue prejudicada.
Segundo o Clima Tempo, as fortes chuvas devem continuar na região até domingo e diminuirem de intensidade ao longo restante da semana que vem. Por meio de nota, a Prefeitura informou que trabalha para amenizar os danos causadaos pelas chvuas e que abrigos em escolas e outras localidades já foram abertos para receber as pessoas que saem de pontos de risco na cidade.
Moradores das regiões entorno de Recife relatam acumulo de água no Metrô. Em vídeo registrado na Estação Coqueiral, em Jaboatão dos Guararapes, os trilhos aparecem submersos. pic.twitter.com/InHM1wRzpY
— Aratu On (@aratuonline) May 28, 2022
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!