"Tira o pé da Areia": guardas municipais são acusados de violência na praia de Amaralina; assista
"Tira o pé da Areia": guardas municipais são acusados de violência na praia de Amaralina; assista
Um homem foi imobilizado com um "mata leão" durante uma abordagem da Guarda Civil na manhã de domingo (20/9) na região da Praia de Amaralina, nas proximidades do Quartel do Exército Brasileiro, em Salvador. Testemunhas criticaram a ação e divulgaram as imagens, que viralizaram nas redes sociais.
Na gravação, a vítima aparece imobilizada no chão enquanto dois agentes tentam algemá-la. Um dos guardas desfere um golpe de mata leão e poulares ficaM indignados. "Aqui ó, o cara não fez nada e eles estão levando o cara aqui. Oh a viatura 01009. Tenho todo direito de filmar, eu tenho todo direito de falar. é constitucional. Eu sou concurseiro rapaz. Aqui ó, enforcando o cara. O cara já tá imobilizado... Estou afastado mas estou filmando. E esse uso de algema ia é negado pelo STF, eu sou concurseiro e estudo.=", diz o cinegrafista amador em uma das imagens.
Homem resiste a abordagem da Guarda Civil e é imobilizado com "mata leão" pic.twitter.com/BCxJbzaRBE
— Aratu On (de ??) (@aratuonline) September 21, 2020
Em um outro momento, é possível ver o homem se queixando do mata leão e um dos agentes orienta "colabore que agente vai te soltar. Bote os braços para trás."
O homem foi algemado e levado em uma viatura pic.twitter.com/rvgNUNeF8g
— Aratu On (de ??) (@aratuonline) September 21, 2020
Em nota, a Coordenadoria de Relações Públicas da Guarda Civil Municipal informou que, durante uma operação chamada "Tira o pé da Areia", agentes prestavam orientações para saída de banhistas da praia quando o homem, contrariado por ocasião da proibição da prática esportiva (futebol), desacatou a guarnição, proferindo palavras de teor ofensivo.
Ele resistiu abordagem, e por conta disso, houve a necessidade de uso da força para condução à Central de Flagrantes, inclusive gerando um ferimento no dedo de um agente da Guarda Civil Municipal, que precisou ser encaminhado à unidade de emergência para atendimento.
companhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.