Unum corpus: mais de 500 pessoas já foram presas na 14ª fase da operação
Informação foi confirmada pelo subsecretário de Segurança Pública
Fonte: Redação
Até o início da tarde desta quinta-feira (12), 516 pessoas haviam sido presas em decorrência da Operação Unum Corpus, da Polícia Civil. A informação foi confirmada pelo subsecretário de Segurança Pública da Bahia (SSP), Marcelo Oliveira.
"As equipes estão em campo e trabalhos estão sendo desenvolvidos. Isso é fruto da dedicação da Polícia Civil, um trabalho feito de forma antecipada. Muitas vezes são meses de investigação até chegar na 'maturidade', e que possamos apresentar ao judiciário".
Oliveira ressaltou que esta é a 14ª fase da operação, sendo a terceira deste ano, e que a meta tem sido superada a cada nova etapa. "Vamos esperar que as próximas fases sejam ainda mais eficazes, para trazer segurança à população baiana e ao turista que vem visitar", disse, em entrevista à TV Bahia, nesta quinta-feira.
Segundo nota da Secretaria de Segurança Pública, até o início da tarde desta quinta (12), 387 mandados foram cumpridos, sendo 144 por crimes contra a vida, 126 contra o patrimônio, 61 relacionados à violência doméstica, 140 por tráfico de drogas e 49 por estupro. As forças de segurança também apreenderam 55 armas, 28 veículos e mais de R$ 62 mil em dinheiro.
Além disso, nove medidas judiciais foram executadas contra internos do sistema prisional, suspeitos de ordenar ações criminosas externas.
Operação Unum Corpus
A Polícia Civil da Bahia, por meio dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Polícia Metropolitana (Depom), deflagrou na manhã desta quinta-feira (12) a 14ª fase da Operação Unum Corpus. A megaoperação abrange diversas cidades do interior do estado, a capital e a Região Metropolitana de Salvador (RMS), com o objetivo de desarticular grupos envolvidos em crimes violentos e cumprir centenas de mandados de prisão e de busca e apreensão.
+ Operação Unum Corpus em 14ª fase intensifica combate ao crime na Bahia
Entre os principais alvos da operação estão líderes de grupos criminosos responsáveis por tráfico de drogas, homicídios, latrocínios e feminicídios. Um dos destaques desta fase foi a prisão de um suspeito em Itambé, apontado como líder de uma organização que atuava na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, praticando crimes como tráfico de drogas e homicídios em áreas de garimpo.
Cerca de mil policiais participam da ação coordenada no interior e na capital. Até o momento, mais de 160 mandados de prisão foram cumpridos, com a prisão de diversos criminosos de alta periculosidade. Somadas as 13 fases anteriores, a Operação Unum Corpus já resultou na prisão de mais de 2.539 suspeitos, na apreensão de 420 armas de fogo e no cumprimento de mais de 2.211 mandados de busca e apreensão.
Veja vídeo:
Cerca de mil policiais participam da 14ª fase da Operação Unum Corpus. pic.twitter.com/0zZwW1qaEi
— Aratu On (@aratuonline) December 12, 2024
Operação Unum Corpus: morte e refém
Um suspeito, que não teve o nome divulgado, acabou morrendo em um confronto com a polícia durante o cumprimento de mandados de busca da Operação Unum Corpus, na manhã desta quinta-feira (12), em Santo Amaro, a 80 km de Salvador.
De acordo com informações da Polícia Civil, em Santo Amaro, houve confronto entre policiais e suspeitos, quando um acabou sendo atingido e não resistiu aos ferimentos. No mesmo local, outros dois indivíduos fizeram uma pessoa refém, mas, após negociações, a vítima foi liberada.
LEIA MAIS: Unum Corpus: operação da PC cumpre mandados em mais de 400 municípios baianos nesta terça
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).