SUPERBAHIA: Evento oferece consultoria de negócios gratuita para microempresários
SUPERBAHIA: Evento oferece consultoria de negócios gratuita para microempresários
Entre os mais de 50 expositores presentes na SuperBahia, a maior feira do setor supermercadista do Norte-Nordeste do Brasil, um stand aposta no gerenciamento de negócios de forma aplicada como forma de se destacar no mercado. O ?1º Coworking de Negócios? oferece, durante os três dias de evento, consultoria gratuita para empresas de pequeno e médio porte.
Formado por empresas da área de gestão financeira, empresarial, de marketing, pessoal e qualidade. As consultorias realizadas de forma coletiva e individual cria um diagnóstico completo da empresa, identificando as fragilidades e traçando um plano de ação.
Segundo Carlos Eduardo Costa, da Melhor Desempenho, o objetivo das consultorias é otimizar o negócio para reduzir problemas. “Após o plano de ação realizado, nós fazemos uma consultoria de seis meses acompanhando a execução desse plano e, por fim, implantamos o manual de normas e condutas para que ela funcione da melhor maneira possível”.
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Os principais temas trabalhados durante a consultoria são: redução de desperdício, gestão e acompanhamento das finanças, diagnóstico para melhor desempenho, segurança na manipulação de alimentos e pesquisa de mercado.
Ainda de acordo com o consultor da Melhor Desempenho, muitas empresas quebram no período inicial devido a falta de conhecimento na administração do negócio. “Os equívocos não estão na atividade fim, estão justamente na gestão da empresa em não saber gerenciar as pessoas, que tributos serão pagos ou não saber aplicar a tecnologia e o marketing no negócio”, afirma.
Em tempos de crise, o consultor ressalta que é necessário medir as diversas áreas da empresa para gerenciar da melhor forma o empreendimento e conseguir se destacar no mercado em tempos de instabilidade financeira. Indicadores de desempenho são essenciais para perceber mudanças na gestão e melhorar o que precisa ser feito, para crescer mesmo com a crise.
A organização fica por conta da Associação Bahiana de Supermercados (Abase), em parceria com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (Sindsuper) que reúne fornecedores e empresas do comércio varejista de autosserviço de todo o Brasil, e tem apoio do Grupo Aratu.
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