STF decide nesta quarta se Bolsonaro e aliados viram réus; saiba mais

Bolsonaro e outros sete acusados por tentativa de golpe poderão se tornar réus

Por Da Redação.

Nesta quarta-feira (26), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados por tentativa de golpe se tornarão réus. A sessão está prevista para iniciar às 9h30.

O colegiado começará a julgar a denúncia recebida no mês passado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra oito dos 34 acusados de fazer parte de uma organização criminosa para cometer crimes contra a democracia, entre 2021 e o começo de 2023.

Bolsonaro e outros sete acusados podem se tornar réus por tentativa de golpe. Foto: Divulgação | STF

O voto do relator, Alexandre de Moraes, dá início à sessão. Depois, os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin apresentam suas considerações.

Caso a maioria dos juízes acate a acusação da PGR, Bolsonaro e outros sete acusados se tornarão réus e enfrentarão um processo penal no STF pelos delitos de organização criminosa armada, tentativa de supressão violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio histórico.

Bolsonaro e outros sete acusados poderão enfrentar um processo penal no Supremo. Foto: Divulgação | STF

Com a possível instauração de um processo criminal, os advogados poderão sugerir testemunhas e solicitar a coleta de novas evidências para validar as alegações de defesa.

Após a conclusão da instrução do caso, será agendado o julgamento, onde os ministros irão determinar se o ex-presidente e os demais réus serão sentenciados à prisão ou inocentados. Não foi estabelecida uma data para o julgamento.

LEIA MAIS: Prouni abre inscrições para lista de espera do 1° semestre; confira

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.