Sete em cada 10 vítimas de violência sexual têm menos de 19 anos, aponta pesquisa

De acordo com a pesquisa da Fundação Abrinq, 68,7% dos abusos ocorreram em ambiente residencial, seguidos de vias públicas (5,3%) e escolas (3,9%)

Por Da Redação.

Sete em cada 10 vítimas de violência sexual têm menos de 19 anos, aponta pesquisaReprodução/ Agência Brasil
Três prisões de homens suspeitos de violência sexual foram efetuadas na Bahia nesta terça-feira (9/7). Nos três casos, as vítimas eram crianças ou adolescentes. Esse é o padrão desse tipo de crime no Brasil, de acordo com pesquisa da Fundação Abrinq lançada em março. De acordo com os dados da Fundação, 73,8% das vítimas de violências sexuais no Brasil em 2022 tinham menos de 19 anos, e nove em cada dez vítimas eram do sexo feminino. Além disso, 68,7% dos abusos ocorreram em ambiente residencial, seguidos de vias públicas (5,3%) e escolas (3,9%). Em Manoel Vitorino, no sudoeste baiano, um pastor evangélico abusou de seis alunas em uma escola, segundo a Polícia Civil. O homem, investigado desde agosto do ano passado, utilizava sua posição de poder político, como professor e líder religioso, para intimidar as vítimas e impedir as denúncias. Outro caso envolveu um homem preso por suspeita de estuprar a enteada na residência da família na cidade de Iaçu, na Chapada Diamantina, interior da Bahia. O caso reflete a relação parental presente em quase 70% dos casos de abuso no estado. Em Ibirapitanga, no sul da Bahia, um jovem de 19 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (9/7) acusado de estupro de vulnerável contra uma criança de três anos, vizinha dele. NÚMERO DE CASOS O 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública registrou cerca de 2.972 casos de estupro de vulnerável na Bahia em 2022, representando aproximadamente 73,7% dos crimes desse tipo no estado. O levantamento da Fundação Abrinq identificou que, entre as notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes, o Nordeste fica em segundo lugar, com 67,4% das notificações entre crianças e jovens até 19 anos, enquanto 32,6% são para mulheres de 20 anos ou mais. A região Norte lidera essa triste estatística, com 86,6% das notificações para crianças e jovens de até 19 anos e 13,4% para mulheres adultas. LEIA MAIS: Pastor evangélico é preso por importunação sexual de pelo menos 6 alunas em escola da Bahia Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.