Servidores do Judiciário da Bahia protestam em Nazaré
Servidores do Judiciário da Bahia protestam em Nazaré
Os funcionários do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) realizam uma mobilização na manhã desta sexta-feira (14), em frente ao Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré. A categoria entrou em greve por tempo indeterminado desde o dia 30 de julho.
Apenas 30% do efetivo dos servidores do judiciário baiano está em funcionamento e, a população já começa a sofrer com a falta de acesso a justiça. Servidores da capital e do interior estão paralisados e apenas alguns serviços estão sendo realizados como: Habeas Corpus, liminar de plano de saúde, guia de sepultamento.
Uma Assembleia da categoria está marcada para o dia 21 de agosto, a partir das 9 horas, no Ginásio de Esportes dos Bancários, localizado na Ladeira dos Aflitos, no Centro.
Greve
De acordo com a Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), os pontos de pauta da categoria do judiciário, que se encontra em greve há 15 dias é quase que um ?grito de socorro dos servidores?, pois os mesmos reivindicam direitos garantidos por Lei, e que não estão sendo pagos pelo Tribunal de Justiça à seus trabalhadores.
Pauta de reivindicação
*Reposição inflacionária 2015 ? o projeto de Lei foi encaminhado à Assembleia Legislativa, mas até o momento não foi votado.
*Pagamento da última parcela do Plano de Cargos e Salários, garantidos por Lei
*Pagamento das substituições
*Gratificação de Atividade Externa (GAE) – também garantida no PCS
*Indenização de transporte de oficiais de justiça e agentes de proteção ao menor, que atualmente praticamente pagam para cumprir os mandados
*VPE/GEE para todos os servidores e CET.