Geral

Seap entra com recurso para reverter liminar que interdita conjunto penal de Barreiras

Seap entra com recurso para reverter liminar que interdita conjunto penal de Barreiras

Por Da Redação

Seap entra com recurso para reverter liminar que interdita conjunto penal de Barreirasilustrativa/Maps Google

Em resposta ao pedido de interdição parcial do Conjunto Penal de Barreiras, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informa, por meio de nota, que a Procuradoria Geral do Estado está entrando com recurso no Tribunal de Justiça para reverter a liminar. “Vale ressaltar, que o Conjunto Penal de Barreiras possui, nesta data (7/6), 530 presos para 533 vagas”, diz o texto.


LEIA MAIS:Justiça determina interdição parcial de Conjunto Penal; Unidade não pode receber presos


Ainda de acordo com a nota, “além de não registrar superlotação, a unidade tem um papel fundamental no Sistema de Defesa Social do oeste baiano,pois foi a primeira Unidade Prisional construída na região do ‘Além São Francisco’, e recepciona todos os presos de delegacias das regiões circunvizinhas, promovendo uma custódia mais humanizada”.


ENTENDA


Com a iminência de transferência de 91 presos, de facções criminosas, de Ilhéus para Barreiras, a promotora de Justiça, Rita de Cássia Pires Bezerra Cavalcanti, moveu Ação Civil Pública, no último mês de maio, requerendo a interdição parcial do conjunto penal da cidade, por conta “das múltiplas irregularidades administrativas, estruturais, de segurança e ausência de vagas no regime semiaberto da unidade”.


LEIA MAIS: Homens armados roubam carro forte e trocam tiros com seguranças em Paripe


A Ação destacava ainda a impossibilidade de se manter a separação de presos e regimes e ausência de vagas no regime fechado, por causa de um excedente populacional, passíveis de colocar em risco não só os presos, mas também os servidores, além da falta de servidores concursados.


Nesta terça-feira (5/6), a Justiça acatou a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e determinou a interdição parcial do local, uma decisão que proibiu o ingresso de novos presos, provisórios ou não, e determinou que os presos transferidos retornassem às cidades.


LEIA MAIS: Ivete posta foto lembrando São João na infância e decreta: ?amanhã tem Arraiá do Galinho?


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.