Rituais do ‘povo de santo’ abrilhantam entregas de presentes na Festa de Iemanjá
Rituais do ‘povo de santo’ abrilhantam entregas de presentes na Festa de Iemanjá
Os rituais dos adeptos do candomblé na Festa de Iemanjá são sempre marcantes no 2 de fevereiro. Desde cedo, o ‘povo de santo’ se concentra na praia do Rio Vermelho. Com rituais dedicados ao orixá, os agradecimento acontecem emanando muita energia e beleza para o deleite de quem vai prestigiar as homenagens.
São muitos filhos e filhas de santo que chegam ao Rio Vermelho, desde a madrugada. Alguns, após os ritos embarcam para levar o seu presente às águas. A procissão para a entrega do presente principal no mar e das centenas de 600 balaios com oferendas depositadas pelos devotos e admiradores está prevista para as 15h30.
Antes da oferta, filhos de santo fazem o “axé” em cada presente na beira do mar por alguns minutos. Como manda a tradição, além do presente, é oferecido o fundamento.
Julieta Barros, que faz parte do terreiro de umbanda Rei Bizara conta que participa da festa há 35 anos e está na praia desde às 7h da manhã. “Antes a gente faz o fundamento que todas as casas fazem. Agradecer pela vida, pela saúde.. graças a Deus só tenho a agradecer a Deus e a minha mãe Iemanjá.
LEIA MAIS: Com alegria, devotos e simpatizantes entregam presentes para Iemanjá no Rio Vermelho
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.