Geral

Retrospectiva 2015: tragédias, doença misteriosa e dupla Ba-Vi; veja os principais destaques do ano

Retrospectiva 2015: tragédias, doença misteriosa e dupla Ba-Vi; veja os principais destaques do ano

Por Jean Mendes

Retrospectiva 2015: tragédias, doença misteriosa e dupla Ba-Vi; veja os principais destaques do anoMontagem/AratuOnline

A última semana de 2015 praticamente chega ao fim e, apesar da euforia com a proximidade do réveillon, ainda é tempo de recordar o que aconteceu no ano. Na retrospectiva do Aratu Online, além das principais notícias que ganharam destaque durante todo o ano, buscamos mostrar também fatos inusitados e coberturas que foram destaque.


No noticiário factual de Salvador, quatro casos ganharam destaque na imprensa nacional e até mundial. O primeiro deles aconteceu no mês de fevereiro, na Estrada das Barreiras, mais precisamente na região conhecida como Vila Moisés. Uma ação da Polícia Militar acabou com o saldo de 12 homens mortos. A versão oficial é que as vítimas estavam se preparando para atacar uma agência bancária, com um vasto arsenal, e trocaram tiros com a polícia. Os nove agentes envolvidos na ação voltaram às ruas em março, informação que a Polícia Militar deu apenas quatro meses depois.


Em maio, uma médica, de iniciais M.A.M, estava saindo do Hospital São Rafael quando foi abordada no estacionamento por um homem negro vestindo jaleco. Ela foi violentada pelo criminoso, que, até a publicação desta retrospectiva, ainda não tinha sido encontrado pelas autoridades policiais. Um vigilante, José Fernando de Souza Santos, foi apontado por meio das redes sociais como o autor do crime. Ele contou ao Aratu Online, na época, que ficou desesperado ao ver sua imagem circulando. A Polícia Civil negou qualquer envolvimento dele no crime.


No mês de agosto, outro acontecimento deixou Salvador na manchete dos principais veículos de comunicação do Brasil. Vinícius de Carvalho dos Santos, de dois anos, desapareceu. No desenrolar da história, Rafael Pinheiro, padrinho responsável pela criação da criança, que chegou a fazer campanhas de buscas, foi preso sob acusação de ter assassinado a vítima e enterrado o corpo.


O último caso aconteceu no final de outubro. Durante uma apresentação no farol da Barra, um avião de pequeno porte cai no mar e deixa uma vítima, o piloto Robson André Textor. A apresentação, promovida pela Base Aérea de Salvador (BASV), fazia parte das comemorações pela passagem do Dia do Aviador, comemorado em 23 de outubro.


Pechincha

Apesar de tantos fatos que foram destaques negativos, não faltaram promoções, que, aqui para nós, o baiano gosta. Como não se lembrar da batata frita distribuída gratuitamente por uma rede de fast food em Salvador. A novidade foi sucesso entre os dias 13 e 16 de abril. Não necessitava comprar nenhuma outra refeição para levar as fritas.


No mesmo mês, perfumes, brinquedos e aparelhos eletrônicos foram alguns dos produtos que foram vendidos com preços promocionais no bazar da instituição Parque Social Empreendedorismo e Desenvolvimento Social. Todos os objetos, apreendidos pela Receita Federal, se esgotaram em poucos dias.


Em agosto, um bazar Social, promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia, com o apoio do Governo do Estado, teve que encerrar as vendas no primeiro dia de ação devido à superlotação. Houve filas e produtos vendidos também rapidamente.


A doença misteriosa

O Aratu Online cobriu, a partir de abril de 2015, o surgimento de uma ?doença misteriosa?. A população baiana ficou assustada, já que ela causava alterações e coceiras na pele. Na oportunidade, até mesmo os especialistas não davam nenhum diagnóstico. Assim, até então ninguém sabia, mas os brasileiros conheciam ali mais um mal transmitido pelo Aedes aegypti: o Zica Vírus.


Em novembro, mais um susto. O surto de microcefalia, uma má formação congênita, em que o cérebro de recém-nascidos não se desenvolve de maneira adequada, continua provocando medo entre as gestantes. As autoridades ainda investigam as causas da doença, mas a principal suspeita é que as mães dos bebês que têm o problema foram infectadas pelo Zica em algum momento da gravidez.


O fiasco da dupla Ba-Vi

Como todos sabem, um ano é feito de dois semestres. Bahia e Vitória brilharam em apenas um deles. O primeiro foi todo do tricolor. Finalista da Copa do Nordeste, quando perdeu a decisão para o Ceará, o tricolor se sagrou campeão do Campeonato Baiano aplicando uma goleada de 6 a 0 no segundo jogo. O time tinha tudo para voltar à primeira divisão. Tinha.


Enquanto isso, ainda no primeiro período do ano, o Vitória não avançou à final da Copa do Nordeste diante do mesmo Ceará. Como se não bastasse, o time, então comandado por Ricardo Drubscky, foi eliminado vergonhosamente nas quartas de final do Baianão, pelo modesto Colo-Colo.


Assim, todos esperavam que Bahia e Vitória trilhariam caminhos inversos no Campeonato Brasileiro. Não foi o que exatamente aconteceu. Enquanto o time rubro-negro se renovou sob o comando de Vágner Mancini, o tricolor caiu e, com ele, Sérgio Soares, o então técnico vencedor. Enquanto o time do Barradão comemorou a volta para primeira divisão, a equipe do Fazendão se lamentou.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.