Professores americanos falam sobre gestão e liderança para diretores de escolas baianas
Professores americanos falam sobre gestão e liderança para diretores de escolas baianas
A parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Consulado Geral dos Estados Unidos (EUA), a partir do Programa Educar para Transformar ? um Pacto pela Educação, resultou em mais uma ação que visa à melhoria da qualidade da educação pública no Estado. A ação aconteceu nesta quinta (06) e sexta-feira-feira (07), no Instituto Anísio Teixeira. O ?Seminário Liderança U.S Principals? foi dirigido para diretores de escolas da rede estadual.
Nestes dois dias, foram realizados quatro workshops, ministrados por diretores de escolas americanas, que abordam temas sobre liderança e gerenciamento nas unidades escolares. ?A função do gestor escolar é fundamental para que tudo na escola funcione a contento. Ele tem que ser organizado, participativo e aberto a novas ideias. Com o programa Educar para Transformar ? um Pacto pela Educação, que busca aproximar estudantes e familiares da escola, o diretor tem que ter a capacidade de tornar a escola interessante e relevante para os alunos?, ressaltou James Story, cônsul-geral dos Estados Unidos, na abertura do evento. Para ele, ?a escola se baseia em um trabalho de equipe, entre estudantes, professores, funcionários, familiares e toda a comunidade, e cabe ao gestor manter todos motivados?.
José Sérgio Oliveira, superintendente de Gestão da Informação Educacional, da Secretaria da Educação, destacou a importância da troca de experiências entre educadores. ?Acredito que o compartilhamento de saberes e conhecimentos são essenciais para o crescimento profissional. E poder realizar essa troca com um país que possui excelente índice de educação, engrandece muito nossos educadores?.
Entre as participantes, a diretora do Colégio Estadual Ernesto Carneiro, em Feira de Santana, Celinalva Paim, falou da oportunidade de participar dos workshops. ?É a primeira fez que realizamos essa troca de experiências com educadores dos Estados Unidos e a expectativa é absorver novos conhecimentos para serem implantados na escola?. Já a diretora do Colégio Estadual Leda Jesuíno dos Santos, Maria Inês Silva, fala dos desafios da gestão. ?Liderar não é fácil, então é interessante aprender essas experiências para poder nos ajudar a gerenciar pessoas em seus diversos segmentos dentro do ambiente escolar.?