Primeiro recenseamento de quilombolas do Brasil é realizado pelo IBGE com critérios específicos
O resultado do Censo vai mensurar a quantidade da população quilombola existente no Brasil e seus costumes, organizações e aspectos culturais.
Começa nesta quarta-feira (17/8) o recenseamento das comunidades quilombolas no Brasil. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mapeamento acontece pela primeira vez na história e apresenta novos critérios específicos na metodologia para assimilar os dados desses grupos.
O início do Censo é um marco para essas comunidades - aproximadamente 5.972 levantadas em todo o território. O resultado do Censo vai mensurar a quantidade da população quilombola existente no Brasil e seus costumes, organizações e aspectos culturais.
Neste ano, o IBGE vai incluir nos questionários a pergunta sobre autodeclaração e à qual comunidade o quilombola se diz pertencente.
Os profissionais responsáveis pelo levantamento passaram por treinamento prévio e todo modelo da pesquisa foi acordada com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).
VEJA O EXEMPLO DO QUESTIONÁRIO:
LEIA MAIS: Salvador sedia a 1ª Conferência do Direito do Trabalho Portuário
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!