Primeira pessoa a ser curada do HIV, "Paciente de Berlim" morre de câncer nos Estados Unidos
Primeira pessoa a ser curada do HIV, "Paciente de Berlim" morre de câncer nos Estados Unidos
A primeira pessoa do mundo a ser curada do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Timothy Ray Brown, mundialmente conhecido como "Paciente de Berlim" morreu vítima de leucemia no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo companheiro dele, Tim Hoeffgen, por meio das redes sociais. "É com grande tristeza que anuncio que Timothy morreu esta tarde cercado por mim e amigos, após uma batalha de cinco meses contra a leucemia" informou.
Brown, de 54 anos, havia sido diagnosticado com HIV enquanto estudava em Berlim, capital da Alemanha, em 1995. Uma década depois, ele foi diagnosticado com leucemia, um câncer que afeta o sangue e a medula óssea. Ele recebeu, em 2007, um transplante de medula de um doador com resistência natural ao HIV. Acreditava-se que ele tinha, além de curado do vírus que causa a Aids, se livrado do problema da leucemia.
Entretanto, o câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea, voltou de maneira mais agressiva neste mês. Apesar de receber os cuidados paliativos em casa, Brown não resistiu a doença.
O caso do americano fez história na medicina e se tornou um símbolo de esperança para dezenas de milhões de pessoas. Dez anos depois, um segundo paciente passou pelo mesmo procedimento e também foi declarado curado de HIV. Ele foi apelidado de “Paciente de Londres”.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.