“PRÁTICA ABUSIVA”: Administradora do ferry-boat é autuada pelo Procon da Bahia
“PRÁTICA ABUSIVA”: Administradora do ferry-boat é autuada pelo Procon da Bahia
A empresa que administra o sistema ferry-boat, Internacional Marítima, foi autuada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BA). De acordo com a informação do órgão, divulgada nesta terça-feira (2/1), foi constatada prática abusiva na venda de passagens para veículos com hora marcada.
A compra do bilhete para travessia de veículos entre Salvador e Ilha de Itaparica, quando feita no site, sofre a adição da cobrança de uma taxa de serviço, também conhecida como taxa de conveniência, na porcentagem de 30%, sobre o valor total. Tal prática foi taxada de abusiva pelo PROCON.
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Outra anormalidade, pontuou a superintendência, é a indisponibilidade de informações no site da Internacional sobre o número do cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ), endereço físico e informações de contato em local de fácil visualização, dados que são obrigatórios para os fornecedores de produtos e serviços do comércio eletrônico.
De acordo com as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor autuado responderá a um processo administrativo, na esfera do Órgão, recebendo o prazo legal para apresentação de sua defesa podendo sofrer multas administrativas.
Procurada pela equipe de reportagem do Aratu Online, a assessoria de imprensa da Internacional Marítima prometeu avaliar a nota do PROCON e se pronunciar em seguida.
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*Publicada originalmente às 17h03