SALVADOR OCUPA TUDO: Por corte do ?Minha Casa, Minha Vida?, movimento ocupa prédio da União em Salvador
SALVADOR OCUPA TUDO: Por corte do ?Minha Casa, Minha Vida?, movimento ocupa prédio da União em Salvador
Desde a terça-feira (31/5) um grupo formado por pelo menos 300 pessoas ligadas ao Fórum de Moradias da Bahia, ocuparam a parte de baixo do prédio regional da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), localizado no Centro de Salvador.
O movimento é composto por CMP, CL, Conam, Fabs, FLP, FPB, MDMT, MLM, MNLM, MSTB-DL, MSTS-BA e União. A ação faz parte do ?Salvador Ocupa Tudo?, ?nós vamos ocupar prédios públicos federais e privados. Vamos aproveitar o momento de fragilidade deste governo golpista para reivindicar nossos direitos?, afirma a líder do movimento, Marli Carrara.
De acordo com a liderança do movimento que ocupa o edifício federal, a motivação é provocada ilegitimidade do governo interino de Michel Temer e pelo corte de subsídios do programa ?Minha Casa, Minha Vida?, do governo federal. ?Esse governo ilegítimo diz que não vão acabar com o programa, mas tiraram subsídio para pessoas com renda até R$ 1.800,00 só em Alagoinhas, Salvador e Feira de Santana foram 1.100 pessoas prejudicadas?, reclama.
O movimento entende que o corte tira o direito adquirido pelas pessoas já cadastradas e selecionadas pelo programa habitacional.
Ainda aproveitando o momento de fragilidade do governo interino que teve a queda de dois ministros em 19 dias, uma mobilização nacional é programada para os próximos dias 8 e 9 de junho. ?Estamos organizando uma agenda de luta, serão 10 dias de mobilização e ocupação por todo país ligadas também a movimentos rurais e em conjunto com A Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo?, conta Marli.
Os manifestantes não informaram quais prédios serão os próximos alvos, tampouco por quanto tempo pretendem ocupar os espaços.