POLÊMICA: Pedestres e ciclistas poderão ser multados a partir de 2018
POLÊMICA: Pedestres e ciclistas poderão ser multados a partir de 2018
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou nesta sexta-feira (27/10) no Diário Oficial da União a resolução 706, com regras para a autuação de infração cometidas por pedestres e ciclistas.
Com isso, agentes de trânsito poderão emitir multas a este grupo já a partir de abril de 2018. As punições já estavam previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de 1997, mas nunca foram praticadas porque não havia regulamentação de como seriam feitas.
LEIA MAIS: ?BABA, BABY!?: Kelly Key posta foto antiga com Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa; Veja mudanças
A multa para o pedestre que ficar no meio da rua ou atravessar fora da faixa, da passarela ou passagem subterrânea será de R$ 44,19 – o equivalente a metade do valor da infração leve atual.
A mesma autuação vale para quem utilizar as vias sem autorização para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito.
Já os ciclistas que andarem onde a circulação não é permitida, ou guiem de “forma agressiva”, receberão multa de R$ 130,16, que é o valor da infração média. Além da multa, a bicicleta poderá ser “removida”.
Segundo o Denatran, o agente de trânsito ou autoridade que constatar a infração deverá preencher um “auto de infração”, que pode ser eletrônico, com o nome completo, documento de identificação e, “quando possível”, com o endereço e o CPF do infrator.
LEIA MAIS: TAL MÃE, TAL FILHO: Montagem com Ivete e filho ?assusta? pela semelhança; Compare
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.