Pipas e arraias geram mais de 400 ocorrências de interrupção de energia elétrica em 2022
As pipas nunca devem ser empinadas próximas à rede de distribuição. O ideal é que a atividade aconteça em locais abertos como praias e campos. O perigo é acentuado pelo uso do cerol aplicado à linha, que se torna um condutor por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola.
Brincadeira tradicional da Bahia, a soltura de pipas, bastante comum nos meses de agosto e setembro, têm causado prejuízos ao sistema de fornecimento elétrico na Bahia. De janeiro até setembro, a Neoenergia Coelba registrou 418 casos de problemas causados pela prática.
Foram milhares de pessoas impactadas diretamente pela brincadeira. De acordo com a Coelba, na última semana de agosto, por exemplo, a brincadeira provocou uma interrupção de energia que atingiu mais de oito mil consumidores na cidade de Feira de Santana.
A concessionária alerta que as pipas nunca devem ser empinadas próximas à rede de distribuição. O ideal é que a atividade aconteça em locais abertos como praias e campos. O perigo é acentuado pelo uso do cerol aplicado à linha, que se torna um condutor por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola. O produto aumenta o risco de choque elétrico. Por ser condutor de energia, o cerol acaba energizando a linha em contato com a rede elétrica.
Ao se enroscarem nos fios elétricos, as pipas também podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive, o rompimento de cabos. Além disso, o uso de adereços metálicos é extremamente perigoso e deve ser evitado, por também serem condutores de energia.
Em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da Neoenergia Coelba estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica. A distribuidora também adverte que é terminantemente proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso.
Dicas para prevenir acidentes com pipas:
- Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;
- Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
- Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios;
- Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;
- Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.
LEIA MAIS: Candidatos à Presidência do Vitória participam de debate no Aratu On; veja perfil de cada um
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!