Palácio do Alvorada tem proliferação de ratos; chuvas podem ter contribuído, diz administração
Palácio do Alvorada tem proliferação de ratos; chuvas podem ter contribuído, diz administração
Com o início da política de isolamento social, o número de admiradores do presidente Jair Bolsonaro diminuiu na entrada do Palácio da Alvorada. Por outro lado, a residência oficial da Presidência da República passou a receber novos visitantes. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, desde o início de abril, ratos têm se proliferado no entorno do palácio do g?overno em busca de restos de comida.
Antes raros, eles passaram a circular livremente nos jardins, banheiros e bancos localizados na entrada principal da residência oficial. O local é onde, diariamente, o presidente cumprimenta simpatizantes e concede entrevistas aos veículos de imprensa. Na semana passada, um deles quase subiu no pé de um repórter televisivo enquanto ele gravava uma reportagem.
Na última quarta-feira (22/4), outro roedor se aproximou de um jornalista e acabou assustando uma turista, que aguardava para fazer uma fotog?rafia com Bolsonaro.Procurada pela Folh?a, a Secretaria-Geral, pasta responsável pela administração do patrimônio da Presidência da República, informou que, neste ano, foi feita uma desratização no final de janeiro. De acordo com a pasta, as dedetizações são feitas todo trimestre e podem ser reforçadas no caso do aparecimento de roedores.
A pasta afirmou, ainda, que "não há registro de ações recentes que justifiquem o aparecimento de roedores no local", mas observou que a grande ocorrência de chuvas pode ter contribuído.
HISTÓRICO
Não é a primeira vez que o Poder Executivo é invadido por pragas urbanas. Em 2017, durante o mandato de Michel Temer, o Palácio do Planalto enfrentou uma infestação de baratas. Em 2011, no governo Dilma Rousseff, foi a vez do então Ministério das Cidades, h?oje incorporado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, enfrentar problemas com baratas. Em 2005, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, ratos, baratas e formigas invadiram também o Palácio do Planalto após uma dedetização na área externa.
LEIA MAIS: Forte chuva deixa ruas alagadas e aumenta riscos de deslizamentos de terra em Salvador
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.