ONU pede que países em guerra encerrem conflitos para lutar contra a pandemia de coronavírus
ONU pede que países em guerra encerrem conflitos para lutar contra a pandemia de coronavírus
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antóno Guterres, fez um apelo para que os países em guerra declarem um cessar-fogo imediato, como ação de combate ao novo coronavírus (Covid-19).
"O vírus ameaça-nos a todos, independentemente de nacionalidades, etnias, credos ou posicionamentos políticos.É um vírus implacável! Ao mesmo tempo, em vários pontos do globo, persistem ou intensificam-se conflitos armados brutais", diz trecho do comunicado, publicado nesta segunda-feira (23/3), no site oficial da ONU.
O secretário ressaltou que as regiões em conflito já atravessam um colapso no sistema de saúde. "A fúria do vírus põe em evidência a loucura da guerra, de uma forma muito clara [...] É tempo de acabar com os conflitos armados e de, em conjunto, focarmo-nos na verdadeira batalha das nossas vidas".
Guterres citou como exemplo o diálogo entre facções rivais, que conseguiram deixar as diferenças de lado para trabalharem em estratégias conjuntos no combate ao vírus. "Precisamos de por fim à doença da guerra… e combater a doença que está a devastar o nosso mundo. Comecemos por parar as hostilidades. Agora. Em todo os pontos do globo".
Atualmente, mais de 300 mil casos do Covid-19 já foram registrados em todos o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
LEIA MAIS: Bolsonaro volta atrás e revoga MP que permitia suspensão de contratos de trabalho por quatro meses
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.