O PILOTO SUMIU: Aeroviários param nesta quarta-feira; Saiba como remarcar seu voo
O PILOTO SUMIU: Aeroviários param nesta quarta-feira; Saiba como remarcar seu voo
Os soteropolitanos que vão viajar na manhã desta quarta-feira (03/2) devem ficar em estado de alerta. Isso porque os aeroviários e aeronautas do Aeroporto Internacional de Salvador, e de mais 12 estados do Brasil, anunciaram que vão parar as tividades das 6h às 8h desta quarta. A paralisação também será realizada nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Viracopos, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Recife e Fortaleza.
O Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) divulgou por meio de nota que a paralisação foi decidida em assembleia na última sexta-feira (29/01) após rodadas de negociações sem êxito com os representantes patronais. A previsão do Sindicato Nacional dos Aeroviários Regional Bahia é de que cerca de 300 voos sejam afetados com a manifestação, que acontecerá no portão de embarque do aeroporto.
Para o diretor do SNA Regional Bahia, André Luiz Carvalho, o “ato é legitimo” e a data base de reajuste dos aeroviários não foi respeitada pelos donos das companhias aéreas. “Pedimos um reajuste mínimo acima da inflação, mais ganho real, reajuste para pisos como vale refeição, alimentação, diárias e seguros. No entanto, as empresas, alegando a crise econômica, não apresentaram uma proposta que contemplasse nossos anseios”, disse.
Reivindicação x Proposta
Os profissionais da aviação civil reivindicam 11% de reajuste nos salários e demais cláusulas econômicas, além do pagamento retroativo à data base da categoria. Também buscam um aumento de 20% para benefícios como vale refeição e alimentação.
Ainda segundo o Sindicato Nacional dos Aeroviários, a proposta final apresentada pelas empresas aéreas, durante a rodada de negociação realizada no dia 27 de janeiro, em São Paulo, foi de reposição escalonada de 5,5% em fevereiro, mais 5,5% em junho para pisos e salários até R$ 1,5 mil. Apenas as diárias nacionais, o vale-alimentação, vale-refeição e seguro de vida seriam reajustados de acordo com a índice da inflação e teriam a data-base respeitada.
Remarcação
O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), que representa as companhias TAM, Gol, Azul e Avianca, orienta os passageiros que tiverem viagem marcada para amanhã a entrar em contato com a companhia aérea para checar o status do voo. Quem tem embarque previsto para o horário da paralisação pode procurar as empresas para verificar as condições de remarcação ou reembolso dos bilhetes.
Telefones das centrais de atendimento das companhias aéreas:
GOL – 0300 115 2121
TAM – 4002-5700 (capitais) ou 0300 570 5700 (todo o Brasil)
AVIANCA – 4004-4040 (capitais) ou 0300-789-8160 (todo o Brasil)