MP denuncia grupo por organização criminosa e tráfico de drogas
As investigações apontam que o grupo tem ligação com o assassinato de Ivan de Almeida Freitas
Por Da Redação.
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) denunciou 16 pessoas acusadas de formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro e sonegação de tributos. A denúncia foi recebida pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos de Organização Criminosa de Salvador na sexta-feira (7).
As investigações, conduzidas pela Operação Indignos, do Departamento Especializado de Investigações Criminais da Polícia Civil (Deic), apontam que o grupo tem ligação com o tráfico de drogas e com o assassinato de Ivan de Almeida Freitas, um dos maiores traficantes de drogas sintéticas da Bahia, morto em agosto de 2023 no bairro do Trobogy, em Salvador.

Foto: Arquivo Pessoal
A organização, liderada por Rodolfo Borges Barbosa de Souza, conhecido como "Bené" ou "Zeca", também é acusada de extorsão mediante sequestro.
Além da lavagem de dinheiro por meio de empresas fantasmas e aquisição de bens, como imóveis e obras de arte, o MPBA pediu a prisão preventiva de seis dos denunciados. A denúncia inclui nomes como Verônica Teixeira dos Santos, Paulo César Conceição da Silva, e Arlisson Alves Cruz, entre outros. Os outros envolvidos não foram revelados pelo MP-BA.

A denúncia foi recebida pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos de Organização Criminosa de Salvador na sexta-feira (7). | Foto: MPBA/Divulgação
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).