Morre Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e ganhador do Nobel da Paz
Morre Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e ganhador do Nobel da Paz
O ex-secretário-geral das Nações Unidas e ganhador do Prêmio Nobel da Paz Kofi Annan morreu, aos 80 anos, disse a Fundação Kofi Annan neste sábado (18/8). Annan, de nacionalidade ganense, morreu em um hospital em Berna, Suíça. Em Genebra, a Fundação Kofi Annan anunciou sua morte pacífica com “imensa tristeza” depois de uma doença curta, dizendo que ele estava cercado em seus últimos dias por sua segunda mulher Nane e seus filhos Ama, Kojo e Nina.
Annan serviu dois mandatos como Secretário-Geral da ONU em Nova York de 1997 a 2006, aposentou-se em Genebra e depois morou em uma aldeia suíça. Juntamente com a organização, o diplomata recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2001 por seus “esforços em favor de um mundo melhor organizado e mais pacífico”.
“De muitas maneiras, Kofi Annan foi a Organização das Nações Unidas. Ele subiu nas fileiras para liderar a organização no novo milênio com inigualável dignidade e determinação”, disse, em uma declaração, o secretário-geral da ONU António Guterres, que Annan escolhera para chefiar a agência de refugiados da ONU.