Morre Dona Nicinha, da famosa música de Harmonia do Samba, aos 72 anos
"A Bahia, o Brasil e o mundo, mas sobretudo os moradores de Santo Amaro da Purificação, perdem uma de suas memórias vivas, a manifestação da alegria e do samba de roda em pessoa", diz o comunicado da Secult.
Dona Nicinha do Samba, que ficou imortalizada na voz de Xanddy, do Harmonia do Samba, ao perguntar "Você sabe quem é Nicinha?", na música "Quebradeira", morreu nesta quinta-feira (17/2), aos 72 anos.
Maria Eunice Martins Luz, nascida e criada na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, já teve sua história contada no documentário "O mundo aos pés de Nicinha", lançado em março de 2021.
"Ela foi e será sempre lembrada como uma das personagens contemporâneas mais extraordinárias, quando o assunto é samba de roda. Nascida numa família de sambadeiras e sambadores, foi nas festas de caruru de São Cosme, de Santa Bárbara e reza de São Roque e Santo Antônio que ela aprendeu a sambar, com suas mais velhas", lembra a nota de pesar da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult).
Além do documentário, disponível no YouTube, com imagens inéditas de dois workshops oferecidos por dona Nicinha a estrangeiros, a história da sambista também foi contada no livro "Menina Nicinha". Escrito por sua neta, Evelyn Sacramento, a autora apresenta de forma lúdica as lembranças de infância relatadas por sua avó.
Dona Nicinha ainda foi uma das vozes eternizadas no álbum musical "Mulheres sambadeiras: por cima do medo, coragem".
"A Bahia, o Brasil e o mundo, mas sobretudo os moradores de Santo Amaro da Purificação, perdem uma de suas memórias vivas, a manifestação da alegria e do samba de roda em pessoa. Dona Nicinha do Samba é, e sempre será, esse símbolo de força da mulher aliada à destreza e gingado do seu corpo. Como ela mesma dizia: 'Me sinto como se fosse uma pombinha voando, uma coisinha leve. Quando aquele tambor me chama, aquele pandeiro me chama, aquele violão me chama, eu tenho que dar meu recado'", reforça o comunicado.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.