Minibiblioteca comunitária Livres Livros será inaugurada no Rio Vermelho
Minibiblioteca comunitária Livres Livros será inaugurada no Rio Vermelho
Mais uma unidade da minibiblioteca Livres Livros será inaugurada em Salvador no próximo dia sete de agosto. A atividade de incentivo à leitura acontecerá pela manhã na Praça Pau Brasil, na Rua Frederico Edelweiss, ao lado do Colégio Manoel Devoto. Para os organizadores da ação, ocupar os espaços públicos é um passo importante pra melhorar a cidade. Entendendo que a leitura pode ser o pontapé inicial para reunir todos esses agentes e estabelecer uma rede ainda mais produtiva para o local, o Bairro-Escola Rio Vermelho, articulação comunitária que busca promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio da ampliação das oportunidades educativas do bairro, promoverá esta ocupação com diversas atividades para crianças e adolescentes.
A principal atividade é a inauguração da unidade do Projeto Livres Livros, que tem o objetivo de promover a troca de livros em espaços públicos, onde todos os interessados podem pegar um dos livros na minibiblioteca e deixar outro como doação. ?Já existem outras três unidades em pleno funcionamento em Salvador e a receptividade tem sido maravilhosa?, conta Raissa Martins, idealizadora do projeto em Salvador, inspirado na iniciativa americana Free Library.
A minibibioteca será customizada pelo artista plástico Ray Vianna. Entre suas obras está a escultura em aço inox que pode ser vista na praia do Rio Vermelho em homenagem a Iemanjá. Além disso, estudantes e professores de quatro escolas públicas do bairro apresentarão atividades de escrita e leitura das escolas através de exposições e saraus, além de participarem de oficinas e contação de histórias.
As árvores também farão parte do circuito de leitura. Além de livros pendurados, plaquinhas estarão fixadas nelas explicando um pouco sobre a espécie para que as crianças possam conhecê-las melhor. ?A ação é uma forma de estimular a troca entre esses agentes, não apenas de livros, mas também de experiências e afeto, desenvolvendo uma relação de pertencimento maior a todas essas pessoas?, explica Fernanda Colaço, coordenadora de projetos da CIPÓ ? Comunicação Interativa.
Livros infantis, infanto-juvenis e romances serão arrecadados a partir do dia 22, na reunião do Grupo Ampliado, e depois na sede da CIPÓ.
Serviço:
Bairro-Escola Rio Vermelho na Praça
Gratuito
Praça Pau Brasil ? Rua Frederico Edelweiss, ao lado do Colégio Manoel Devoto
07 de agosto, sexta-feira, 8h30 às 12h