Geral

Meninas são vacinadas contra HPV em escolas de Salvador

Meninas são vacinadas contra HPV em escolas de Salvador

Por Da Redação

Meninas são vacinadas contra HPV em escolas de Salvadordivulgação/Secretaria da Saúde

Cerca de 150 alunas de 9 a 13 anos do Colégio Nossa Senhora da Conceição, em Brotas, foram vacinadas contra o papiloma vírus humano (HPV) nesta quinta e sexta-feiras (12 e 13), dentro da estratégia de imunização montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nas unidades de ensino. A ação visa prevenir as meninas contra o vírus que causa, dentre outras doenças, o câncer de colo do útero.


Para realizar o procedimento nas escolas, é necessário autorização do estabelecimento de ensino através de um documento e, logo em seguida, é feito o agendamento da ação junto às unidades de saúde. As escolas enviam um comunicado aos pais para conscientização e autorização para que as filhas sejam imunizadas no estabelecimento. Agendada a data, os profissionais do Setor de Imunização realizam o processo de prevenção do HPV. Porém, as meninas com idade elegível que procurar as unidades de saúde terá direito a vacina HPV sem requerer a autorização dos pais, apresentando documento de identidade e cartão de vacina.


A vacina é disponibilizada gratuitamente nas unidades básicas de saúde da Salvador em escolas públicas e privadas, e não tem contra-indicação. A meta da SMS é vacinar 59 mil meninas entre 9 a 11 anos e 24 mil adolescentes de 11 a 13 anos, que fazem parte do público-alvo. No ano passado receberam a primeira dose 53 mil meninas, o que correspondeu a 90% do público-alvo, e 23 mil a segunda dose.


De acordo com a chefe do Setor de Imunização, Doiane Lemos, a vacinação do HPV foi implantada no calendário básico em 2014 e vai favorecer a geração futura de adolescentes, protegendo contra DST?s e contra o câncer do colo do útero. ?É importante lembrar que essa vacinação no mês de março é uma mobilização, mas a vacina está disponível o ano inteiro nos postos de vacinação. As meninas que receberem a primeira dose, apos seis meses deverá receber a segunda e cinco amos depois a terceira dose?, complementou.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.