Manifestantes contra impeachment se concentram no Campo Grande
Manifestantes contra impeachment se concentram no Campo Grande
Grupos contrários ao processo de impeachment realizam manifestação na tarde desta quarta-feira (16), cerca de mil pessoas estão concentradas na Praça do Campo Grande. Diversas entidades participam do protesto, MST, CUT, CTB, UNE, UBES, Movimento Sem Teto. São esperadas caravanas vindas da região metropolitana de Salvador. Além da capital baiana, Itabuna, Brumado e Vitória da Conquista também realizam ato a favor da presidente. Pelo menos treze estados e o Distrito Federal participam: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Os manifestantes ainda estão na praça, mas o trânsito já começa a ficar lento na região, segundo informações da Transalvador. Quem pretende passar pela região deve enfrentar congestionamento ao longo do protesto.
No último domingo (13), um ato a favor do impedimento da presidente foi realizado no Farol da Barra. Segundo os organizadores, os protestos sincronizados foram marcados às pressas, logo após o acolhimento pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do pedido de impeachment contra a presidente.
Rito do Impeachment
As principais regras que serão discutidas pelos ministros são a defesa prévia da presidenta Dilma Rousseff antes da decisão de Eduardo Cunha, a votação secreta para eleição da comissão especial do processo pelo plenário da Casa, a eleição da chapa avulsa para composição da comissão e a prerrogativa do Senado em arquivar o processo de impeachment mesmo se a Câmara decidir, por dois terços dos deputados (342 votos), aceitar o julgamento do crime de responsabilidade.