Ligue 180 registra mais de 740 casos de feminicídio este ano no Brasil
Ligue 180 registra mais de 740 casos de feminicídio este ano no Brasil
Nos primeiros sete meses deste ano, o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, registrou mais de 740 ocorrências relacionadas a feminicídios e tentativas de homicídio contra mulheres.
Os números fazem parte do balanço divulgado nesta segunda-feira (13/8) pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH). De janeiro a julho de 2018, foram registrados 78 casos de feminicídios e 665 tentativas de assassinatos de mulheres.
No mesmo período, a Central recebeu quase 80 mil relatos de violência de gênero, sendo que cerca de 80% das denúncias foram classificadas como violência doméstica. Agressões físicas representam quase metade (46,94%) dos relatos. E três em cada 10 denúncias se referem a violência psicológica.
Além das violências doméstica, física e psicológica, o Ligue 180 registra ainda casos de violência sexual, moral, patrimonial, obstétrica, no esporte, cárcere privado, crimes cibernéticos e agressões contra mulheres migrantes e refugiadas.
As denúncias são encaminhadas para a Defensoria Pública e Ministério Público e outras instituições da rede de proteção das mulheres. A Central também orienta sobre a Lei Maria da Penha e outros dispositivos legais de defesa dos direitos das mulheres.
A ligação para o 180 é gratuita e pode ser feita inclusive nos feriados e fins de semana. Os casos de violência também podem ser registrados pelo e-mail ligue180@spm.gov.br.
LEIA MAIS: Codecon notifica estúdios de tatuagem em Salvador; produtos vencidos foram encontrados
LEIA MAIS: TV Aratu fecha parceria com Folha de S. Paulo para cobertura das eleições 2018
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline