Geral

Justiça aceita denúncia contra Edilson ?Capetinha? por fraudar prêmios da loteria

Justiça aceita denúncia contra Edilson ?Capetinha? por fraudar prêmios da loteria

Por Da Redação

Justiça aceita denúncia contra Edilson ?Capetinha? por fraudar prêmios da loteriaReprodução Facebook

A Justiça Federal aceitou denúncia feita contra 16 pessoas acusadas de fraudar pagamentos referentes a prêmios da Caixa Econômica Federal. Entre os suspeitos, está o jogador Edilson ?Capetinha?, pentacampeão mundial com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2002.


De acordo com o Ministério Público Federal de Goiás (MPF/GO), o grupo cometeu crimes como furto qualificado por fraude, estelionato, moeda falsa, falsificação de documento público e corrupção passiva. A denúncia foi apresentada no final do ano passado, durante a Operação Desventura.


Durante as investigações, a Polícia Federal (PF) flagrou conversas de Edilson que mostram o envolvimento dele com o grupo. Á época das acusações, ele veio a público negar o seu envolvimento no esquema de corrupção.


Segundos dados oficiais, somente no ano passado cerca de R$ 60 milhões foram desviados em benefícios dos participantes da quadrilha. Os investigadores constataram que o esquema criminoso contava com a ajuda de correntistas do banco, que eram escolhidos por movimentarem grandes volumes financeiros e que foram usados para recrutar gerentes da Caixa para serem utilizados na fraude. Dentre esses correntistas, estava Edilson.


De posse de informações privilegiadas, a quadrilha contatava esses gerentes, que se encarregavam de viabilizar o recebimento do prêmio por meio de suas senhas, validando, de forma irregular os bilhetes falsos.


Operação Desventura


Deflagrada em outubro de 2015, a Operação Desventura contou com 250 policiais federais que cumpriram cinco mandados de prisão preventiva, oito de prisão temporária, 22 de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão, expedidos pelo juiz federal Leão Aparecido Alves, da 11ª Vara Federal de Goiânia.


O procurador da República Helio Telho chegou a classificar as atividades criminosas do grupo como uma verdadeira ?usina de golpes?. As investigações mostraram que o ex-jogador era um dos responsáveis por cooptar gerentes da Caixa a fim de participarem de fraudes para recebimento indevido de prêmios.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.