III Encontro Mundial para debater normas florestais será encerrado nesta sexta-feira
III Encontro Mundial para debater normas florestais será encerrado nesta sexta-feira
Com mais de 50 representantes de países ligados à construção da Norma Florestal ISO 38.001, o III Encontro Mundial da Norma Florestal evento realizado no Hotel Pestana, em Salvador, está no seu penúltimo dia. O evento começou no dia 16 de março e vai até a sexta-feira (20).
Para o diretor de Relações Internacionais da Suzano (empresa do ramo da celulose), Jorge Cajazeiras, o evento tem o mérito de reunir todos os envolvidos no processo em torno da discussão sobre a melhoria das normas produtivas. “Aqui temos todos os interessados, desde os compradores, principalmente os Estados Unidos e países europeus, até os vendedores, como Brasil e China”, disse em contato com o Aratu Online.
O objetivo do evento é discutir minuciosamente os padrões internacionais e princípios mundiais da certificação florestal. Já que em todo o mundo, as florestas estão sendo desmatadas em um ritmo alarmante que intensifica as mudanças climáticas, causando problemas à sociedade e à economia mundial: são mais de cinco milhões de hectares derrubados por ano.
A expectativa é que, até sexta-feira (20), as delegações envolvidas tenham o primeiro rascunho da ISO 38.001, norma que deve impactar diretamente todos os produtores, distribuidores e revendedores de produtos florestais. “Algumas medidas como restrições ainda maiores ao trabalho escravo e infantil já foram definidas, mas novas definições devem ser informadas amanhã”, informou Jorge.
Em regiões como América Latina, Sudeste Asiático e África, por exemplo, estima-se que o impacto ao meio-ambiente seja ainda maior, pois são regiões com baixo percentual de produtos florestais com rastreabilidade.